Águia ameaçada de extinção e filhotes de tamanduá são resgatados e levados a Santuário em MT
NATUREZA | 13/11/2023 15h 38min

Uma águia - cinzenta é a nova moradora do recinto de reabilitação no Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Ela ganhou um novo lar depois de ser encontrada dentro de uma casa em Ribeirão Cascalheira, a 893 km da capital.
A espécie da águia - cinzenta é considerada ameaçada de extinção desde 2016 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e é conhecida por ter um temperamento forte.
De acordo com a Gerência de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a águia foi encontrada por uma bióloga, que a levou para uma clínica especializada. Os exames não mostraram nenhum tipo de ferimento e certificaram que o animal estava com a saúde preservada.
A expectativa é que o animal permaneça no santuário até desenvolver a muscular peitoral e alcançar voos mais longos.
O gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy, disse que a espécie é difícil de ser encontrada.
“É uma das maiores aves de rapina da América do Sul, sendo mundialmente ameaçada de extinção. Apesar de rara de ser avistada, a águia-cinzenta pode ser encontrada no Brasil, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, na Argentina, Paraguai e Bolívia”, completou.
Outros dois filhotes de Tamanduá farão companhia para a águia. Um deles é um macho da espécie tamanduá-bandeira e foi encontrado em uma residência em Cuiabá. Já o outro, é um tamanduá-mirim fêmea, entregue de forma voluntária depois de ser encontrada na estrada.
Santuário de Elefantes em Chapada dos Guimarães — Foto: Santuário de Elefantes/Divulgação
Segundo a Sema, eles chegaram no santuário no mesmo dia e estão em processo de reabilitação. Já que são muito novos, os filhotes ficarão no santuário até terem condições de voltar à natureza.
🦜Ameaça de extinção
Já que são muito novos, os filhotes ficarão no santuário até terem condições de voltar à natureza — Foto: SEMA
Segundo a World Wildlife Fund (WWF), a águia - cinzenta prefere habitats abertos ou semi-florestados e se torna alvo fácil de caça, principalmente de fazendeiros.
O principal motivo de ameaça à águia-cinzenta é a alta degradação do Cerrado pelo avanço da agricultura e destruição de seus habitats originais.
O Tamanduá Bandeira, espécie de um dos filhotes que chegou ao santuário, também é uma espécie ameaçada de extinção e já foi extinta no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
As principais causas da perda populacional da espécie são a degradação e a redução dos habitats, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Leia também - Economia de MT cresce 6,7% e supera índice nacional; agropecuária é setor responsável
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: G1 MT