Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Geral

Índio de 9 anos picado por cascavel em aldeia continua internado sem previsão de alta em MT

PICADO POR COBRA | 18/09/2020 11h 17min

Cascavel foi morta após picar Lewy Nieiezonoizokae, de 9 anos, em Tangará da Serra (MT) — Foto: Divulgação

O indígena Lewy Nieiezonoizokae, de 9 anos, continua internado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) sem previsão de alta. O menino teve paralisia nos músculos do rosto após ser picado por uma cobra cascavel, nessa quarta-feira (16), na aldeia Rio Formoso, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

O líder indígena Geovani Kezokenaece contou que o menino está em observação na enfermaria do hospital.

 

“Não dá para dizer se melhorou. Está sob os cuidados médicos em Cuiabá, mas não dá para dizer qual será a evolução dele”, ressaltou.

 

Lewy foi picado na perna direita quando andava pela aldeia. A cobra foi morta pelos índios da região, em seguida.

A criança foi encaminhada para o hospital de Tangará da Serra, onde foram aplicadas 10 ampolas de soro. Devido ao quadro de saúde e a possível necessidade de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o menino foi transferido para Cuiabá, na madrugada dessa quinta-feira (17).

O médico coordenador do Centro Antiveneno de Mato Grosso (Ciave), José Antônio de Figueiredo, explicou ao G1 que o efeito do veneno da cascavel é neurotóxico e pode causar manifestações renais.

Segundo José Antônio, apesar de mais raro, o veneno da cascavel pode ser fatal.

“O veneno da cascavel é mais letal. Se não tratados de forma adequada e a tempo, o quadro evolui para problemas renais e o paciente pode ir a óbito”, diz.

A maioria dos casos registrado no estado são de acidentes com jararaca, chegando a mais de 90%.

Os casos mais recentes atendidos no Hospital Municipal de Cuiabá são da médica Dieynne Saugo e do trabalhador rural Giovani Lima Corrêa, de 29 anos.

Os casos de acidentes com cascavel, segundo o médico, é de apenas 8%.

A gravidade do acidente com Lewy, segundo o médico, é considerada moderada. Ele está sendo hidratado com soro e tomando antibióticos.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT