A evolução do Fiat Palio, sucesso absoluto de vendas
AUTOMOBILISMO | 18/07/2024 15h 50min

A evolução do Fiat Palio, sucesso absoluto de vendas
Uma história de inovação e liderança no mercado automotivo
Não é segredo para ninguém que o brasileiro é apaixonado por carros. Entre os mais populares do gosto nacional é o Palio. Modelo da Fiat que ganhou as ruas na década de 90 e bateu o seu grande concorrente: o Gol.
Antes de 1996, quando nem seus idealizadores sonham com um Palio à venda, a Fiat vivia o seu sucesso com o modelo Uno, que também angariou diversos fãs no Brasil e foi uma febre.
Apesar dos esforços da fabricante italiana, o Palio foi desenvolvido para bater de frente com a Volksvagem, que dominava o mercado automotivo através do gol. Aos poucos, o carro começou a ganhar espaço e rivalizar no gosto tupiniquim.
O processo foi longo até a liderança. De acordo com as pesquisas de campo, apenas em 2014, o Palio finalmente bateu o GOL e fechou o ano como o carro mais vendido do país.
Confira abaixo algumas mudanças que ajudaram na evolução da marca e, consequentemente cravou a sua história na indústria brasileira:
Significado do nome
No século 17, camponeses italianos disputavam uma corrida de cavalo chamada de "páreo", que na terra da velha bota tem o nome de Palio. A disputa acontecia na cidade de Siena.
Motor
Os carros podem ter todas as modernidades possíveis e imagináveis para cada época, porém, nada é tão importante quanto o motor. Nele é possível definir a potência do veículo e atraí novos compradores.
Com o Palio não foi diferente, na primeira versão, o 1.5 Fiasa recebeu injeção eletrônica e rendia 76cv. Pouco anos depois, mais precisamente em 2000, a novidade foi o motor 1.3 16V, de 80cv.
Variações do estilo
Inicialmente com o nome de Palio, a Fiat começou a explorar novos modelos para esquentar o mercado. Com o decorrer do tempo, "station wagon" e "Sedã Siena" foram lançados.
Conforme novos modelos eram projetados, a montadora também inovava com câmbio manual de seis marchas para dar mais agilidade. Ideia retirada em 2000 para ter uma caixa de apenas cinco marchas.
Nos anos seguintes, a Fiat ainda explorou a Picape Strada com cabine estendida e depois Weekend Adventure, que trazia ao consumidor uma ideia de aventureiro urbano e cabine mais alongada.
Mudança do visual
Outra evolução interessante se deu por conta do formato do carro. Com o passar do tempo, a FIAT investiu pesado e atendeu aos pedidos dos brasileiros. O carro deixou o formato redondo de lato e ganhou contornos retangulares.
Outro ponto interessante foi no design interno, com a inclusão de airbags, computador de bordo, CD Player e sensores de chuvas. O painel também passou por inúmeras transformações e ganhou contornos modernos referente a cada época.
Gasolina/Etanol
Um tema de virada importante na história da marca foi a inclusão da linha flex. O carro não precisava mais escolher entre gasolina ou etanol. A Fit desenvolveu um motor 1.3 8V, que poderia misturar os dois combustíveis sem dar problema no veículo.
Final do Palio
Por fim, como em todo setor na vida, o Palio teve o seu ponto final. Após 22 anos de muito investimento, o modelo deixou de ser fabricado pela empresa europeia, mas até hoje, seus veículos são vendidos no Brasil. É comum andar pela rua e ver as versões do modelo que marcou época e, que até hoje, tem uma legião de fãs.