Criança de 1 ano precisa de cirurgia que custa R$ 35 mil e pai faz campanha para pagar procedimento em MT
VAQUINHA VIRTUAL | 21/04/2022 17h 43min

Ayvar de Paula Borges Dutra, de um ano, precisa realizar uma cirurgia que custa em torno de R$ 35 mil e o pai dele, Rodrimar Correia Dutra, criou uma campanha pela internet para receber doações e custear o procedimento, em Cuiabá-MT.
O menino possui uma pedra no rim e outra na bexiga que precisam ser retiradas com urgência.
De acordo com o técnico em celular Rodrimar, a família é de Campo Novo do Parecis-MT e, após vários diagnósticos errados, a família decidiu ir para Cuiabá consultar um médico especialista e achar um diagnóstico para Ayvar.
O pai contou que desde dezembro do ano passado o menino estava tendo infecções na urina recorrentes.
Na capital, o médico explicou que o menino possui rim em ferradura, uma anomalia em que os indivíduos afetados são mais propensos a ter complicações nos órgão, como litíase renal, infecções e tumores.
Ayvar precisa realizar uma cirurgia para retirar uma pedra no rim e outra na bexiga — Foto: Arquivo pessoal
Com isso, o menino desenvolveu uma pedra de 1,5 centímetro no rim e outra de 1,8 centímetro na bexiga.
De acordo com Rodrimar, o médico explicou para a família que, se a pedra que está na bexiga tampar as vias urinárias, Ayvar pode começar a inchar e precisaria ser transferido para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O pai disse que a cirurgia precisaria ser realizada em um hospital particular, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) não tem um médico disponível para o procedimento.
A família está em em Cuiabá há 10 dias para o tratamento de Ayvar e, além do menino, o casal possui outras três filhas, duas gêmeas de 3 anos e outra de 11.
A mulher dele, Katiuscia de Paula Borges, possui uma loja de roupas infantis que está à venda e o valor será utilizado para pagar a cirurgia do menino.
Como a cirurgia precisa ser realizada com urgência, o pai criou uma vaquinha.
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
Fonte: G1 MT