Criança de 3 anos morre por falta de leito de UTI em Mato Grosso
LEITO DE UTI | 15/07/2022 13h 27min

Julia Gabriele Pereira Cavalcanti, de 3 anos, morreu em Tangará da Serra por falta de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o município, a menina deu entrada na rede pública de saúde com covid-19 e acabou desenvolvendo um quadro mais grave.
Ela precisava de uma UTI com isolamento e hemodiálise, mas não conseguiu até o dia 9 de julho, quando veio a óbito.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, o Governo do Estado se comprometeu a regular mais leitos de UTI para a cidade ainda este mês.
A família conta que a criança estava internada desde o dia 4 de julho e, desde o momento da internação, sabiam que a criança precisava de UTI. Chegaram a conseguir uma liminar obrigando o município a custear a internação em um hospital particular, mas não deu tempo.
Os pais de Julia Gabriele disseram ao Repórter MT que estão revoltados e acusam a equipe médica de negligência, porque na primeira vez que foram à Unidade de Pronto Atendimento, o médico só passou medicamentos e não pediu nenhum exame além do de covid. Além disso, alegam que quando voltaram à unidade, outro médico recusou se aproximar da garota por suspeitar que ela estivesse contaminada com o coronavírus.
Também afirmam não acreditar que a filha teve covid, porque o primeiro exame que ela fez deu negativo e não chegaram a ver o segundo exame, quando o resultado supostamente deu positivo.
“Te amarei pra sempre minha estrelinha. Como que eu queria que estivesse conosco”, escreveu a mãe da menina, Clarine Pereira Francisco, em uma rede social.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, a garota teve covid, mas quando faleceu, já tinha testado negativo.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que as equipes técnicas empenharam todos os esforços na localização de leito de UTI que atendesse a todas as necessidades da paciente.
Disse, ainda, que está em tratativas com o município de Tangará da Serra para abertura de leitos de UTI pediátrica na cidade. E esclareceu que o cofinanciamento estadual para leitos de UTI ocorre mediante solicitação da gestão municipal.
Pandemia
De acordo com a última atualização do Painel Covid da SES-MT, divulgado nessa quinta-feira (14), Mato Grosso registrou novos 3.015 casos de Covid-19. Dessa forma, o estado contabiliza 774.473 casos desde o começo da pandemia. Também foram registrados mais 8 óbitos em decorrência da Covid-19, totalizando 15.078.
Leia também - Sinop (MT) registrou 4 mortes por Covid-19 nesta semana
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
Fonte: Repórter MT