Criança de 7 anos morre vítima de dengue hemorrágica: "uma dor que não vai passar", diz mãe
DENGUE HEMORRÁGICA | 23/11/2023 20h 12min

Uma menina de 7 anos morreu devido à complicações causadas por uma dengue hemorrágica no Distrito Federal. Pietra Isaac é a 2º pessoa que morreu por causa da doença este ano na capital (veja detalhes abaixo).
Pietra morreu na última sexta-feira (17) após sofrer três paradas cardíacas. Ela deu entrada em um hospital particular da capital no dia do próprio aniversário, no dia 15. O primeiro diagnóstico foi de bronquite e virose. Segundo a família, a menina foi medicada e voltou para casa.
"Minha filha vai fazer muita falta. É uma dor que não vai passar", diz Camila, mãe de Pietra, à TV Globo.
No entanto, com a piora do quadro, ela voltou à unidade de saúde no dia seguinte e os pais foram informados que ela estava com dengue hemorrágica.
Mesmo assim, a equipe médica recomendou que ela voltasse para casa, repousasse e ingerisse líquido. Como a piora continuou, Pietra foi levada para o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), mas morreu horas depois.
Em nota, a Secretaria de Saúde disse que a criança chegou ao HMIB no dia 16 e foi "prontamente atendida". "Ela foi direto para a sala amarela, fez todos os procedimentos e exames e foi regulada na UTI. Todo o atendimento foi realizado pela equipe, mas diante da gravidade do quadro, ela veio a óbito no final da tarde do mesmo dia", informou a pasta.
A secretaria disse ainda que o caso da criança está sendo investigado. "A amostra dessa criança já foi enviada para o Lacen que realizará a análise tanto para dengue, quanto para outras arboviroses e painel viral, assim realizando uma análise completa", disse o texto.
Segunda morte em 2023
Essa é a segunda morte por dengue registrada em 2023. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (17), a capital registrou 30.101 casos da doença este ano.
No mesmo período do ano passado, foram registrado 69.726 casos prováveis da doença. Ou seja, em 2023, houve uma redução de 56%.
Confira as regiões com mais casos registrados:
- Ceilândia: 3.449
- Samambaia: 2.708
- Brazlândia: 2.007
- Planaltina: 1.962
- São Sebastião: 1.862
- Recanto das Emas: 1.538
- Sobradinho: 1,5 mil
- Taguatinga: 1.439
Leia também - Gari morre após levar choque enquanto ajudava a descarregar lixo
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: G1 DF