Criança diagnosticada com toxoplasmose espera há mais de 1 ano por exame pelo SUS em MT, diz família
ESPERANDO EXAME | 15/10/2019 10h 17min

Uma criança de 4 anos diagnosticada com toxoplasmose – doença infecciosa causada por bactérias – espera há mais de um ano por um exame de colonoscopia com biópsia, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, por meio do Sistema Única de Saúde (SUS). Segundo a família, Samuel Ajay Calheiros sente dores e tem febre com frequência.
A Secretaria de Saúde de Rondonópolis afirmou que já entrou em contato com a mãe do Samuel para informar que o exame será feito ainda nesta semana.
A doença pode afetar o cérebro, os pulmões, o coração, o fígado, entre outros órgãos — Foto: TVCA/Reprodução
A toxoplasmose é uma doença infecciosa não contagiosa, que pode afetar o cérebro, os pulmões, o coração, o fígado, entre outros órgãos. No caso do Samuel, atingiu o intestino e ele tem dificuldades para fazer as necessidades básicas.
"Já não aguento mais ver meu filho chorar de dor e ver a dificuldade que ele tem para ir ao banheiro. Se não fizer esse exame, a cirurgia terá que ser feita às escuras, mas o médico disse que é perigoso", disse a mãe de Samuel, Camila De Fátima Conceição dos Reis.
A doença foi descoberta quando a mãe do Samuel ainda estava grávida. Atualmente, a criança tem quatro anos e há mais um ano aguarda na fila do SUS para fazer o exame.
Os médicos disseram à família que sem esse exame eles não podem fazer nada, pois não dá para saber qual a gravidade da doença.
Na rede particular, o exame custa cerca de R$ 2 mil, despesa que a família não tem condições de pagar. Por isso, eles recorreram ao sus, mas não tiveram retorno.
Fonte: G1 MT