Família faz campanha de doação de sangue em homenagem a médico que morreu em acidente em MT
INCENTIVO | 28/02/2019 16h 52min

A família do médico neurocirurgião Jony Soares Ramos, que morreu em 2017 após um acidente de moto na MT-251, em Cuiabá, criou uma campanha de doação de sangue para abastecer o Hemocentro do estado durante o carnaval.
A irmã do médico, Giani Soares Ramos, conta que ele completaria 50 anos nesta quinta-feira (28) e sempre se dedicou a ajudar as pessoas.
“Pensamos em uma forma de homenageá-lo e nada melhor do que continuar um pouco do que ele fez a vida inteira. Ele se dedicou a salvar e dar e dar qualidade aos pacientes dele”, disse.
Mais de 20 pessoas entre parentes e amigos da família já compareceram ao Hemocentro. Além disso, um grupo da Polícia Civil também está ajudando abastecer o banco de sangue.
“Me sinto muito feliz, pois o Dr. Jony ajudava muitas pessoas. Sem ninguém saber, ele ajudava aqueles que mais precisavam”, disse um amigo da família, Carlos César Moreira.
De acordo com a diretora-geral do Hemocentro, Silvana Salomão, a demanda por sangue cresce muito no período de carnaval e o estoque do banco de sangue opera em níveis preocupantes.
“O estoque de O + e RH está muito baixo. Onde existir aglomerações, nós precisamos trabalhar com prevenção”, ressaltou.
A morte de Jony
No dia do acidente, Jony pilotava uma motocicleta, modelo BMW 1200, e morreu após atropelar uma vaca que atravessava a rodovia.
O médico comandou a equipe responsável pela primeira cirurgia de uma paciente com Parkinson a fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
No dia da morte dele, o Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Prefeitura de Cuiabá publicaram notas lamentando a morte dele e ressaltaram que Jony era um dos profissionais mais renomados do estado.
Jony atuava como responsável pela neurocirurgia no Hospital Municipal São Benedito, onde realizou duas cirurgias inéditas em Mato Grosso e também atuava como médico regulador na Central de Regulação de Cuiabá.
Fonte: G1 MT