Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Família faz vaquinha para custear tratamento de menino autista com doença rara em Brasília

VAQUINHA | 11/08/2021 16h 55min

Foto: Reprodução

A família de Vicente Meireles Gomes, que mora em Cuiabá, está mobilizada na arrecadação de dinheiro para custear o tratamento do garoto de nove anos, que é autista e portador da doença da Urina do Xarope de Bordo. Ele precisa realizar exames e consultas médicas e Brasília e o objetivo da campanha é angariar R$ 20 mil. No entanto, até o momento as doações chegaram apenas a R$ 500. 
 

Vicente nasceu em Cuiabá, em dezembro de 2011. “Um menino lindo, cheio de alegria e até então com muita saúde”, conforme lembra a mãe, Carolina Meireles. Em 2018, a família se mudou para Lucas do Rio Verde, no interior de Mato Grosso, por conta de uma proposta de emprego para o pai de Vicente. Foi na escola que os primeiros sintomas apareceram. “Ele vomitava com muita frequência, tinha muita dor de cabeça, irritabilidade e rapidamente foi ficando estrábico”, acrescentou.

“Voltamos para Cuiabá em busca de exames mais aprofundados e de um diagnóstico para o que realmente estava acontecendo com o nosso Vicentão. O estrabismo e dificuldades com a visão ficaram cada dia piores. Crises epiléticas tornaram-se diárias e os medicamentos o deixava muito ruinzinho, sonolento, desanimado”, disse.
 
Em 2020, Vicente foi diagnosticado com autismo. Os medicamentos deixavam o menino debilitado e a família resolveu experimentar a medicina alternativa, através do canabidiol, substância encontrada na Cannabis sativa.
“Para mim como mãe, era um tanto quanto estranho, mas ao ver meu filho sem aquelas crises absurdas e voltando a brincar, conviver com a família e amiguinhos, consegui respirar um pouco mais aliviada”, pontua.



Os anos foram passado e já em 2021, com ajuda e amigos na realização de campanhas, shows, vaquinhas, entre outros, Vicente conseguiu ir para um hospital público de referência em Brasília.
 
Na unidade de saúde, além do autismo, foi constatado que ele sofre da doença da Urina do Xarope Bordo ou Leucinose, uma enfermidade hereditária em que o organismo não consegue processar corretamente certos aminoácidos (leucina, isoleucina e valina). Estes aminoácidos não metabolizados passam para a urina, dando-lhe um odor semelhante a xarope de ácer.

Com o diagnóstico, surgiram algumas necessidades. “Vicente precisa ser acompanhado com frequência por especialistas que se encontram somente em Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Na minha cidade, ainda não temos especialistas em Erro Inato do Metabolismo. Esta doença gera crises convulsivas, vômitos, perda de peso, sinais neurológicos de intoxicação e em alguns casos, leva ao coma e até a morte”, conta a mãe.

O pai de Vicente é motorista de caminhão e a mãe vive para cuidar do filho. A renda da família só supre as necessidades básicas da casa. Diante disso, Carolina solicitou na justiça que o Governo do Estado pague o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que ainda está em análise.

A próxima consulta e exames em Brasília será no dia 18 de agosto. São necessárias passagens, estadia e alimentação para mãe e filho. A família também pontua que toda ajuda é bem-vinda. Para interessados em ajudar, há o link da Vaquinha disponível (CLIQUE AQUI) e o número do Pix (955.435.621-87).

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Olhar Direto