Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Geral

Gisele Bündchen inicia campanha para plantar 40 mil árvores em áreas degradadas do Xingu (MT) para celebrar aniversário

PLANTIO DE ÁRVORES | 21/07/2020 07h 47min

A iniciativa dá continuidade a outro projeto que iniciou com a campanha Y Ikatu Xingu, em 2006 - Foto: Reprodução/Lulu Costa

Para celebrar os 40 anos da modelo Gisele Bündchen, ela, o Instituto Socioambiental (ISA) e a Rede de Sementes do Xingu vão arrecadar fundos para restaurar áreas degradadas nas bacias do Rio Xingu e Araguaia, em Mato Grosso.

A modelo criou a iniciativa “Viva a Vida”, que visa plantar 40 mil árvores na região para celebrar seu aniversário.

De acordo com o ISA, os plantios serão feitos com uma mistura de sementes nativas, a “muvuca”, com uma técnica de semeadura direta em um solo bem preparado.

O plantio será realizado em áreas na região das bacias dos Rio Xingu e Araguaia, no nordeste do estado.

Em suas redes sociais, Gisele contou que a conexão com esse projeto começou em 2004, quando visitou uma aldeia indígena no Xingu.

"Pude ver de perto tanto seu profundo conhecimento da natureza, quanto os problemas de saúde e ambientais criados pelo desmatamento. Saí de lá determinada a fazer algo para ajudar. A primeira iniciativa que apoiei na época foi a campanha "Y Ikatu Xingu" do ISA. Agora, 14 anos depois, chamei a ISA para me ajudar a plantar árvores para o meu aniversário. Para minha surpresa, soube que daquele projeto nasceu a maior rede de sementes nativas do Brasil, a "Rede de Sementes do Xingu" que já ajudou a restaurar mais de 6,6 mil hectares - cerca de um milhão de árvores - de áreas degradadas", diz trecho do relato dela.

 

A modelo pretende, com o projeto, plantar 40 mil árvores na região do Xingu e Araguaia — Foto: Reprodução/Lulu Costa
A modelo pretende, com o projeto, plantar 40 mil árvores na região do Xingu e Araguaia — Foto: Reprodução/Lulu Costa

A campanha Y Ikatu Xingu, “Salve a Água Boa do Xingu” foi um movimento de responsabilidade socioambiental compartilhada que envolveu produtores rurais, indígenas, agricultores familiares, pesquisadores, organizações da sociedade civil e municípios da região das cabeceiras do rio Xingu, em Mato Grosso, com o objetivo de recuperar e conservar as nascentes e matas de beira de rio.

A Rede de Sementes do Xingu venceu o Ashden Awards 2020, um dos principais prêmios para soluções climáticas no mundo.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT