Governo de MT afirma que governo federal não entregou 50 respiradores requisitados pelo Ministério da Saúde
ENTREGA DE RESPIRADORES | 09/06/2020 14h 15min

O governo de Mato Grosso ainda não recebeu os 50 respiradores pulmonares utilizados em UTIs, para tratamento de infectados pelo Coronavírus. O equipamento foi adquirido pelo estado de Mato Grosso da empresa Magnamed Tecnologia Médica, de Cotias (SP).
No entanto, o governo federal expediu uma requisição para que a fábrica entregasse à União estes aparelhos. Os 50 ventiladores pulmonares, que somados custaram R$ 100 mil, já tinham sido pagos pelo governo de Mato Grosso, que inclusive já aguardava o recebimento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde irá liberar, ainda nesta semana, os 50 respiradores.
O governador Mauro Mendes (DEM) conversou na segunda-feira (8) com o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.
Os respiradores foram comprados ainda em abril. Contudo, quando o estado já aguardava a entrega, o Governo Federal fez uma requisição administrativa de todos os equipamentos produzidos pela empresa, que atingiu os aparelhos comprados por Mato Grosso.
O Ministério da Saúde garantiu que até sexta-feira (12) estarão mandando os 50 respiradores ao estado.
De acordo com Mauro Mendes, dos 50 respiradores, 20 serão destinados a Cuiabá e os outros 30 para equipar as UTIs montadas no interior do estado.
Além desses 50, outros 120 respiradores foram adquiridos pelo governo de Mato Grosso e chegaram no estado há poucas semanas.
O caso
Após a requisição administrativa, o estado recorreu ao STF para que fosse garantida a entrega dos respiradores. Na primeira decisão judicial, do dia 1º de maio de 2020, o ministro Luis Barroso determinou a entrega dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Contudo, após a União recorrer, a decisão foi suspensa.
Já no final de maio, o ministro atendeu ao pedido do Estado e garantiu o direito de receber os respiradores.
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
Fonte: G1 MT