Grávida é submetida a parto de emergência após contrair Covid-19 e é curada após uma semana na UTI
COVID-19 | 13/04/2021 14h 49min

Uma jovem grávida de 7 meses foi submetida a um parto de emergência após ser diagnosticada com a Covid-19 em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, no dia 19 de março. Após uma semana em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Bruna Luiza Cardoso, de 24 anos, recebeu alta.
O bebê dela precisou ser transferido para o Hospital Júlio Muller, em Cuiabá, logo após o parto. Heitor Cardoso continua internado em uma UTI neonatal tratando de uma pneumonia.
“Ele já está melhorando. Os médicos começaram a retirar os sedativos e estão retirando também o oxigênio para ver como ele vai reagir”, contou a avó Marli Ferreira Cardoso, que acompanha o neto no hospital.
Bruna Cardoso foi submetida a parto de emergência aos 7 meses de gestação — Foto: Marli Cardoso/Arquivo pessoal
Bruna estava bem durante a gestação, segundo a família. No entanto, ao completar 32 semanas, contratiu o coronavírus e foi internada. Devido à gravidade, os médicos avaliaram que era preciso retirar a criança.
A mãe não chegou a ver o filho. Os dois foram encaminhados para UTI. No entanto, responderam bem ao tratamento.
Heitor é acompanhado pela avó na UTI neonatal — Foto: Marli Cardoso/Arquivo pessoal
Na semana passada, durante a saída do hospital, Bruna aplaudida pelos profissionais de saúde que cuidaram dela durante o tratamento.
Bruna Cardoso aguarda recuperação do filho para reencontrá-lo — Foto: Marli Cardoso/Arquivo pessoal
Agora ela segue em recuperação em casa e espera reencontrar o filho. Marli disse que ainda não há previsão de alta do bebê e nem de reencontro da família.
“Eles começaram ontem a retirar os sedativos, mas isso precisa ser devagar. Esperamos que até o fim de semana ele melhore, pois precisa se recuperar bem”, ressaltou a avó.
Casos de Covid-19
O estado já registrou desde o início da pandemia 331.548 casos de Covid-19 e 8.679 mortes em decorrência da doença.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 517 internações em UTIs públicas e 487 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 97,73% para UTIs adulto e em 61% para enfermarias adulto.
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
Fonte: G1 MT