Homem morre de leishmaniose visceral em MT
DOENÇA FATAL | 09/02/2023 13h 32min

Um homem de 56 anos morreu na terça-feira (07), em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), após contrair leishmaniose visceral. Além do óbito, há mais um registro de contaminação pela doença. A situação do município fez com que a prefeitura entrasse em estado de alerta e iniciasse uma ação de prevenção e combate à doença.
Mortes por leishmaniose não são isoladas na região. Uma criança de 2 anos morreu, também contaminada pela doença, em 2022. Outros 44 casos de leishmaniose tegumentar foram registrados no município.
Após o ocorrido, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), bem como técnicos e veterinários da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), iniciaram um mutirão pelas residências, primeiramente dos bairros São Sebastião e Jardim Iguassu, e posteriormente pelo restante do município, visando o combate aos mosquitos-palha, vetor da leishmaniose, e aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya.
O mosquito-palha pode ser um transmissor da doença ao picar um animal doente, levando consigo o protozoário causador da doença e transmitindo-o para o ser humano. Animais como cães e gatos podem ser a porta de entrada para a doença. Por isso, identificar a doença no animal, ainda no início, é fundamental para garantir a saúde do animal e do ser humano.
A doença
Por ser uma doença infecciosa sistêmica, a leishmaniose visceral ataca o sistema imunológico e pode causar óbito tanto em animais, quanto em humanos. Por isso, é fundamental procurar o médico assim que surgirem os primeiros sintomas, entre eles: febre longa, fraqueza, perda de peso, recução da força muscular, aumento do fígado e baço e anemia.
Assim como diversos transmissores de doenças, o mosquito é atraído por sujeira, por isso, é de vital importância que a população seja conscientizada a manter quintais limpos, sem acúmulo de lixo (principalmente o orgânico), e garantir a limpeza de animais domésticos e do locais onde abrigam.
Leia também - Carro fura o sinal vermelho, bate em motocicleta e mata jovem de 23 anos
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Repórter MT