Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Geral

Incêndios no Pantanal devastam 258 mil hectares em duas semanas, diz levantamento

INCÊNDIO | 20/10/2023 19h 24min

Fogo começou há 17 dias — Foto: Wellington Nascimento/TVCA

Os incêndios que atingem o Pantanal já devastaram mais de 258.425 de hectares, sendo 730 focos de incêndio nas últimas duas semanas, em Mato Grosso. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais - UFRJ (LASA).

De acordo com o Inpe, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul contabilizam, juntos, 1.309 focos de incêndio no Pantanal, sendo que Mato Grosso possui 730 focos ativos. Somente em outubro, foram 533 focos nos dois estados, com 379 focos somente em Mato Grosso.

Desde o início de outubro, um incêndio atinge o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá e conhecido por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Até agora, foram queimados 10,45% da área total do Parque.

Segundo o Instituto Centro de Vida (ICV), o fogo já atingiu cerca de 15 mil hectares da área. O fogo teve início no dia 1° de outubro, em uma fazenda vizinha ao parque. A entidade ressaltou que a situação é grave e que, em 2020, a mesma região teve mais de 90% da área atingida pelo fogo. O fogo já dura quase 20 dias.

 

 

Entre essa quarta-feira (18) e quinta-feira (19), foram registrados 17 focos de incêndio em Mato Grosso do Sul e 83 em Mato Grosso.

 

 

No mesmo período de 2022, o Pantanal teve 1.184 focos registrados no bioma, os dados divulgados mostram um aumento de 10% no número de incêndios.

 

 

Leia também - Incêndio em canavial de usina mata cinco trabalhadores e deixa dois feridos

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   G1 MT