Mãe diz que córneas das filhas de 5 e 6 anos mortas em incêndio em Cuiabá foram doadas:
INCÊNDIO | 19/04/2021 10h 37min

A mãe das meninas Lorrandra, de 5 anos, e Isis, de 6 anos, que morreram em um incêndio em Cuiabá nesse domingo (18), enquanto dormiam no quarto delas, diz que as córneas das filhas foram doadas para outras crianças.
Leia também: Irmãs de 5 e 6 anos morrem em incêndio enquanto dormiam em MT
"Eu quero que elas enxerguem o mundo em um corpo de uma criança. Pelo menos, eu sinto que elas estão ali, olhando para o mundo", relata Elenilza Gomes.
Elenilza e o marido, Horácio Mendes, encontraram as filhas já sem vida após o incidente.
"Eu pulei da cama, já corri, entrei no quarto delas e me deparei com a cama da Isis queimada e as duas deitada na cama da Lorrandra", conta a mãe.
As irmãs estavam dormindo no quarto em que dividiam, na casa delas no Bairro Cinturão Verde, em Cuiabá. O fogo começou durante a madrugada.
As irmãs foram encontradas dormindo abraçadas na cama da menor, que não estava queimada — Foto: Divulgação
Estavam todos dormindo no momento do incidente.
Os pais das meninas acordaram com o cheiro de fumaça na casa e foram até o quarto das crianças. Ao chegar lá, encontraram as duas ainda deitadas na cama, mas imóveis.
"Eu senti um cheiro de queimado estranho. Fui bater na porta das crianças e vi a tragédia. A cama da mais velha estava queimada. Encontrei as duas abraçadas na cama da menor", relata o pai.
A cama da Isis, de 6 anos, ficou destruída — Foto: Arquivo pessoal
Eles retiraram as filhas do cômodo e levaram para a sala. Em seguida, acionaram o Serviço de Assistência Móvel de Urgência (Samu).
"tirei as duas de lá e deitei elas no tapete para tentar reanimá-las, mas não tinha mais jeito", conta a mãe.
Os médicos chegaram na casa e constataram o óbito das irmãs, que, inicialmente, morreram intoxicadas com a fumaça. As crianças apresentavam também pequenas queimaduras pelo corpo.
A mãe faz um apelo.
"Que [as pessoas] não facilitem com as crianças perto de ventilador como eu facilitei. Dormi e acordei sem elas", lamenta.
A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram até o local para atender a ocorrência.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas no momento em que foi chamado não havia mais chamas para serem controladas. Ainda não se sabe a causa do fogo.
O laudo da necropsia ficará pronto em dez dias e a perícia irá determinar a causa do incêndio.
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
Fonte: G1 MT