Mais de 70 vagas para creches em Cuiabá são abertas nesta terça-feira depois de serem suspensas por duas vezes
VAGAS PARA CRECHES | 21/01/2020 14h 23min

Mais de 70 vagas remanescentes para as creches estaduais foram abertas nesta terça-feira (21). Foram ofertadas 27 vagas para a Creche Estadual Maria Eunice Duarte de Barros e 44 para a Creche Nasla Joaquim Aschar.
No dia 7 deste mês as matrículas foram abertas pela primeira vez e foram efetivadas 38 matrículas na Creche Maria Eunice. No entanto, nem todos os pais conseguiram fazer a solicitação. Devido a uma falha no sistema, as matrículas à época foram suspensas.
Já na Creche Nasla Joaquim foram preenchidas 19 vagas no dia 7 deste mês.
Os pais que conseguiram garantir as vagas, segundo a Secretaria de Estadual de Educação (Seduc), devem procurar as creches nessa quarta-feira (22) e quinta-feira (23) com o comprovante da solicitação de matrícula e documentos exigidos para a confirmação.
Os pais ou responsáveis que não conseguiram imprimir a solicitação de matrícula, poderão fazê-la, nessa quarta-feira (22) e quinta-feira (23), pois devem estar disponíveis no sistema.
“Quem não conseguiu a solicitação de matrícula, entrou automaticamente no cadastro de reserva. No sistema aparece o comprovante da ordem do cadastro de reserva. No caso de abertura de vagas, a Seduc vai entrar em contato conforme as informações existentes no cadastro”, disse a secretaria, em nota.
Matrículas suspensas
As solicitações foram suspensas por duas vezes. Os pais que realizaram as matrículas dos filhos no dia 7 deste mês, quando foram abertas pela primeira vez, tiveram as solicitações canceladas depois de uma falha no sistema.
À época, a secretaria informou que as solicitações de matrículas via web seriam abertas novamente nesta terça-feira (14).
No entanto, o Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT) apontou irregularidades após reclamações dos pais e solicitou que as matrículas fossem suspensas novamente.
“Ocorre que não fez constar qualquer horário para o início das solicitações de matrícula, sendo que inclusive o próprio sistema de matrícula web estaria liberado à meia-noite para a realização dos pedidos. Em virtude disso, muitos pais no mesmo dia (7) chegaram a encaminhar os documentos necessários para conclusão das matrículas junto às creches”, disse o MPE à época.
O MPE explicou que a Seduc não divulgou o horário de início das solicitações de matrículas pela internet e que os pais chegaram a buscar orientação sobre os horários nas creches e na própria secretaria, mas não obtiveram resposta.
Fonte: G1 MT