Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Geral

Mato Grosso registra mais de 600 casos de malária em 2019

ALERTA | 09/03/2020 08h 18min

Divulgação/Semsa

Em 2019, Mato Grosso teve 646 casos de malária, sendo o sétimo estado com mais registros da doença no país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Apesar do número alto de casos, o estado teve uma redução de casos. Em 2018 foram 1.010 registros, o que representa uma queda de 36% em 2019. No ano passado foram 74300 casos no país, sendo 647 na região Centro-Oeste, ou seja, além de Mato Grosso o outro caso ocorreu em Mato Grosso do Sul.

Infecção causada por parasitas, a malária é uma doença tratável e evitável, mas que ainda leva pessoas à morte, especialmente em regiões mais pobres. Ela é transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles e em suas formas mais graves pode causar danos cerebrais e até levar à morte.

Dos casos diagnosticados em Mato Grosso, apenas 54,76% dos pacientes começaram o tratamento em tempo oportuno, ou seja, antes que a doença causa problemas mais graves. No Brasil, 59,90% das pessoas com a doença começa o tratamento no período correto.

Entre os sintomas da malária estão febre alta, tremores, calafrios e suor excessivo. Sem o tratamento, a doença pode trazer complicações como perda de consciência, convulsões, hemorragias e queda repentina da pressão arterial.

Fonte:   Gazeta Digital