Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Geral

Menino de 11 anos que pesa 25 kg espera por transferência há seis meses em MT

ESPERANDO POR TRANSFERÊNCIA | 04/05/2022 07h 54min

Gabriel Xavier está internado desde o ano passado em Cuiabá — Foto: Arquivo pessoal

Um menino de 11 anos está internado no Hospital Municipal de Cuiabá-MT (HMC) desde novembro do ano passado esperando por uma transferência de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel para o Hospital das Clínicas, em Porto Alegre (RS).

Gabriel Xavier Aquino de Souza foi diagnosticado com a Síndrome do Intestino Curto e enfrenta uma desnutrição grave.

Em nota, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC, informou que o paciente recebeu todos os procedimentos médicos para estabilização do quadro clínico.

Logo depois, o diagnóstico apontou para necessidade de reconstrução intestinal.

Esse procedimento, segundo a empresa, deve ser realizado por hospitais especializados, o que não é o caso do HMC.

O município, então, realizou a regulação do paciente para tratamento fora do estado.

Ainda no ano passado, a família de Gabriel entrou com processos judiciais contra o estado e o município para conseguir acelerar o processo de transferência.

Em dezembro, uma decisão da Justiça determinou a transferência de urgência para o Rio Grande do Sul, no entanto, a ordem não foi cumprida.

“A transferência do paciente está sob os cuidados da Central Estadual de Transplante e do Serviço Social de Tratamento Fora do Domicilio, ambos os órgãos gerenciados pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso”, diz a empresa que administra o HMC.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) disse que aguarda a Central Estadual de Transplante (CNT) disponibilizar um leito para atender Gabriel, para então viabilizar o 'Tratamento Fora Domicílio' do paciente.

A CNT informou nos autos do processo judicial, que tramita em segredo de justiça, que o paciente estava, até fevereiro deste ano, em 16º lugar na fila de espera.

A mãe de Gabriel, Claudina Maria De Souza, contou ao g1 que o filho pesa, atualmente, 25 kg, e possui apenas 10% do intestino. Ele passa todo o tempo no hospital aos cuidados da mãe, durante a semana, e do pai nos fins de semana.

 

“Ele está muito debilitado, não consegue mais andar. Tudo que come, vomita. Não sei mais o que fazer, para onde correr. O caso do meu filho é urgente, mas parece que estão brincando com a situação”, disse.

 

 

Família faz ato para pedir uma resposta para a transferência de Gabriel  — Foto: Arquivo pessoal
Família faz ato para pedir uma resposta para a transferência de Gabriel — Foto: Arquivo pessoal

Na última sexta-feira (29), a família se reuniu na frente do hospital para cobrar a transferência de Gabriel.

Com cartazes e fotos do garoto, eles pediam ajuda.

 

“Estou despedaçada. Sou mãe e não aguento ver meu filho desse jeito”, pontuou.

 

Todos os diagnósticos médicos apresentados à família apontam para risco de vida caso a transferência para um hospital especializado não aconteça.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT