Menino de 3 anos morre após ter derrame por conta de pneumonia em MT
SEM UTI | 11/07/2023 13h 48min

Bernardo Viana Goulart, de apenas 3 anos de idade, morreu no domingo (09) após sofrer um derrame por conta de um quadro grave de pneumonia. Ele estava internado no Hospital Regional de Sorriso (420 km de Cuiabá) desde o dia 06 de julho. Antes disso, deu entrada ao menos três vezes na Policlínica Menino Jesus, em Sinop.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Sinop, a mãe de Bernardo o levou até Policlínica Menino Jesus nos dias 01 e 02 de julho, com sintomas gripais e dores abdominais. Ele foi medicado e liberado, com recomendação para tomar remédios.
No dia 04, o quadro de saúde da criança não melhorava e a mãe o levou novamente à policlínica. Dessa vez, ele foi transferido de ambulância à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade para realização de exames laboratoriais e de imagem.
A prefeitura informou que os exames apontaram necessidade de atendimento de alta complexidade, fornecida pelo Estado. No Hospital Regional de Sinop, no entanto, não existem leitos de UTI pediátrica.
O menor teve que esperar pela transferência para Sorriso, cidade vizinha, onde há leitos no hospital. Durante a espera, segundo a secretaria de Sinop, a criança recebeu todos os cuidados pela equipe médica.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) afirmou que o menino chegou no Hospital Regional de Sorriso no dia 6 de julho com quadro de pneumonia grave, com desconforto respiratório evidente e necessidade de oxigênio.
Bernardo ficou internado na unidade, mas no domingo acabou sofrendo um derrame e não resistiu.
Falta de leitos
Em março, trinta leitos de UTI deveriam ter sido instalados no Hospital Regional de Sinop, entretanto isso ainda não ocorreu. De acordo com a SES, a empresa responsável não teria cumprido com os requisitos contratuais para a instalação dos leitos.
Leia também - Torre de internet desaba e mata trabalhador em MT
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Repórter MT