Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Geral

Menino que engoliu apito morre, e família decide doar os órgãos

ENGOLIU APITO | 18/02/2022 17h 24min

Menino que engoliu apito morre em Itajaí — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal

O menino de 7 anos que engoliu um apito e sofreu uma parada cardiorespiratória morreu na noite de quinta-feira (17).

Ele ficou internado por seis dias no Hospital Pequeno Anjo em Itajaí-SC.

A família de Matheus de Oliveira aceitou realizar a doação dos órgãos do garoto.

 

"Foram dias difíceis. A gente tinha muita esperança e fé que daria certo, mas infelizmente não deu. Agora é conviver com a dor", afirmou a mãe Tieli Costa de Oliveira.

 

Matheus ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respirava por ventilação mecânica após engolir o objeto.

 

"Estávamos na esperança de reverter o quadro, mas veio a notícia que o cérebro dele não tinha mais vida", disse a mãe.

 

O velório e sepultamento do menino está previsto para este sábado (19).

Acidente

 

O caso aconteceu no sábado (12) em Navegantes, na mesma região.

Segundo os bombeiros, o menino engoliu o objeto plástico, que tinha cerca de dois milímetros de espessura e cerca de três centímetros de comprimento (veja foto abaixo).

O apito "provavelmente era de um brinquedo infantil", informaram os socorristas. Leia mais abaixo os cuidados a serem tomados para evitar casos semelhantes, segundo o Corpo de Bombeiros.

Criança brincava com um apito quando engoliu o objeto — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal
Criança brincava com um apito quando engoliu o objeto — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal

 

Pedido de ajuda

 

Matheus de Oliveira morreu na quinta-feira após ficar internado por seis dias em Itajaí — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal
Matheus de Oliveira morreu na quinta-feira após ficar internado por seis dias em Itajaí — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois homens buscaram ajuda no quartel da unidade por volta as 16h30.

O pai carregava o filho no colo e relatou que menino havia engolido um apito ficou inconsciente.

A equipe médica do local começou com o procedimento de reanimação do garoto enquanto os socorristas do Arcanjo-03 se preparavam para assumir o atendimento.

Durante a manobra, o menino expeliu o apito.

Ele foi levado ao hospital em seguida.

Criança ficou sem respirar após engolir o apito em Navegantes (SC) — Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução
Criança ficou sem respirar após engolir o apito em Navegantes (SC) — Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução

A Polícia Civil informou que até as 16h de quinta-feira (17), a ocorrência não foi registrada na delegacia do município.

 

Recomendações em situação semelhante:

 

O 1° tenente do Batalhão Militar os Bombeiros Douglas Amaral da Cunha indicou algumas recomendações que podem ser seguidas por pais ou responsáveis para tentar evitar e saber como agir em situações semelhantes.

Sufocamento

 

  • Atente para sacos plásticos, fios e cabos e travesseiros fofos que podem provocar asfixia;
  • Estrados e colchão firmes são mais seguros;
  • Não permita que crianças mastiguem ou manuseiem objetos que possam ser engolidos;
  • Evite cordões ou gravatas em torno do pescoço da criança;
  • Utilize apenas berços certificados e evite deixar objetos com o bebê na hora de dormir.

 

Brinquedos

 

  • Devem ser grandes o bastante para não serem engolidos e resistentes para não quebrarem;
  • Não devem possuir pontas;
  • Respeite a indicação de faixa etária do brinquedo ao oferecê-lo à criança.

 

Como agir em caso de engasgamento com bebês (manobra de tapotagem)

 

  • Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;
  • Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
  • As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
  • Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;
  • Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas,
  • O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.

​​​​​​​

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 SC