Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Geral

MT tem queda de 9,35% nas vendas de veículos em fevereiro em relação a janeiro; motos reduzem 37,6%

ECONOMIA | 05/03/2021 13h 40min

Vendas de veículos caíram em MT — Foto: Nilson Porcel

Mato Grosso registrou queda de 9,35% na venda de veículos, em fevereiro em relação a janeiro. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que em janeiro de 2021 foram feitos 7.768 emplacamentos e, em fevereiro, 7.042 veículos.

De acordo com a Fenabrave, as fábricas sem prazo para atender a demanda durante a pandemia da Covid-19.

As vendas de motos despencaram. Foram comercializadas 37,6% a menos que em janeiro. Em janeiro foram vendidas no estado 3.080 motos e em fevereiro, 1.922.

A queda também se deve à falta de produtos nas lojas.

Venda de motos teve a maior queda — Foto: Jefferson Barbosa

Venda de motos teve a maior queda — Foto: Jefferson Barbosa

Contudo, houve leve aumento de 11,14% no segmento de automóveis e comerciais leves. Em fevereiro foram vendidos 3.831 veículos.

Já no mês anterior teve 3.447 vendas.

O diretor de uma rede de concessionárias, Edson Maia, cita que a falta de matéria-prima nas fábricas continua a impactar nas concessionárias e a retração nas vendas é reflexo direto disso. Ou seja, as vendas poderiam estar mais aquecidas.

No segmento de caminhões, o registro é de queda de 25,3%. Os emplacamentos foram realizados em 248 unidades. Em janeiro foram comercializados 332 caminhões.

Em função do cenário de pandemia e explosão de casos da Covid-19 em Manaus, a fábrica parou no dia 15 de janeiro e só retornou em meados de fevereiro. Consequentemente, caiu a produção.

O diretor geral da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo, que é dono de uma concessionária, diz que fevereiro foi atípico - sem o feriado de Carnaval - com o mesmo número de dias úteis comparado a janeiro e que, apesar de negativo, o resultado de Mato Grosso ainda foi melhor que o restante do país.

"Os números nacionais foram mais impactados que os nossos, em função do impacto das restrições, da pandemia e, especialmente, pelo incremento de ICMS nos seminovos", diz.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT