Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Geral

Nível do Rio Paraguai é de quase metade de um ano atrás e navegação fica prejudicada em MT

NAVEGAÇÕES PREJUDICADAS | 17/08/2020 14h 48min

Maior seca registrada nos últimos 50 anos deixa Rio Paraguai em situação crítica e ameaça abastecimento de água em Cáceres — Foto: Ronivon Barros

O nível da água do Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, está em 72 centímetros. A medida é de quase metade de um ano atrás, quando o nível do rio estava em 1,22 centímetros.

Na semana passada o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), divulgou um vídeo alertado sobre a seca que, segundo ele, é a maior registrada nos últimos 50 anos.

Segundo ele, o rio tem registrado uma situação crítica de seca e ameaça o abastecimento de água no município.

De acordo com a Marinha em Cáceres, em agosto de 2018, o nível do rio estava em 1,35 cm. Segundo a Marinha, a navegação está prejudicada no rio por causa do baixo nível das águas.

O Rio Paraguai é o oitavo maior em curso de água da América do Sul e tem cerca de 2.600 km de extensão. Nasce no município de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá, e banha quatro países, na nascente no Brasil, passando pela Bolívia, Paraguai e chegando à foz na Argentina.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT