Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Geral

Posto de atendimento distribui mais de 2,3 milhões de litros de água e 53 toneladas de alimentos aos animais atingidos por queimadas no Pantanal

QUEIMADAS | 05/10/2020 06h 17min

Equipes distribuem água aos animais atingidos pelas queimadas no Pantanal — Foto: Sema-MT

O Posto de Atendimento Emergencial aos Animais do Pantanal (PAEAS Pantanal) já distribuiu mais de 2,3 milhões de litros de água em atenção aos animais silvestres vítimas dos incêndios florestais no bioma.

A força-tarefa também já destinou mais de 53 toneladas de alimentos em pontos estratégicos e georreferenciados para atendimento aos animais.

Atualmente, 72 pessoas, entre servidores, militares, voluntários, funcionários da iniciativa privada e reeducandos estão envolvidos com o trabalho de resgate e assistência aos animais.

Veado resgatado com queimaduras graves em incêndio no Pantanal em Mato Grosso — Foto: Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA)
Veado resgatado com queimaduras graves em incêndio no Pantanal em Mato Grosso — Foto: Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA)

Desde o início do funcionamento do Posto, em 30 de agosto, foram atendidos 40 animais pelas equipes do PAEAS Pantanal: Tuiuiú, Garça, Iguana, Jabuti, Jaguatirica, Queixada, Anta, Maritaca, Cachorro do Mato, Pequeno Roedor, Veado, Jabuti, Paca, Gavião (casaco de couro), Ariranha, Coruja Buraqueira, Quati, Lontra, Sagui Marrom, Veado Mateiro e Tamanduá.

 

As ações de distribuição de água e alimentos para fazer frente a seca é acompanhada por especialistas. Na última semana, uma equipe de especialistas do curso de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso esteve no local para avaliar as águas dos corixos.

Araquém Alcântara fotografa os incêndios no Pantanal — Foto: Reprodução/GloboNews
Araquém Alcântara fotografa os incêndios no Pantanal — Foto: Reprodução/GloboNews

 

Como ajudar

 

A população pode doar frutas e ovos por meio da ONG É O Bicho. As doações são recolhidas em diversos pontos, como a Integral Pet e IFMT Campus Bela Vista, em Cuiabá, e Hard Training Academia em Várzea Grande. A preferência é por frutas, já que contém mais água e auxiliam a manter os animais hidratados por mais tempo, já os ovos alimentam os animais que necessitam de proteína em sua dieta.

Os alimentos que têm surtido melhor efeito são banana, laranja, mamão, melancia, melão, abacaxi, maçã, goiaba, manga, caju, milho (in natura) e chuchu. Os alimentos doados devem estar em bom estado, já que os animais não podem receber alimentos estragados.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT