Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Geral

Prédios desabam em BH; bebê de 1 ano e 8 meses e homem morrem

DESABAMENTO | 07/12/2021 07h 34min

Prédios no bairro Jaqueline antes e depois do desabamento — Foto: Reprodução/ Google Maps e TV Globo

Dois prédios desabaram na madrugada desta terça-feira (7) na Rua Gonçalo de Souza Barros, no bairro Jaqueline, na Região Norte de Belo Horizonte.

Uma bebê de 1 ano e oito meses morreu no local, e a mãe da criança, de 23, foi socorrida com vida e levada para o Hospital Risoleta Neves, na Região Norte.

Um homem de 35 anos, padrasto da mãe da criança, também morreu. Ele foi identificado como André Luiz Alves Claudino e encontrado por volta das 4h30, já em óbito.

Segundo o tenente Filipe Rocha, do Corpo de Bombeiros, os três estavam no segundo andar de um dos prédios. Mãe e filha estavam juntas em um quarto, e o homem, em outro.

Quando a corporação chegou ao local, outras duas vítimas já tinham sido resgatadas com vida por vizinhos e levadas para o hospital: a filha de André, de 13 anos, e a prima da mãe do bebê, de 19 anos.

A causa do acidente ainda não foi confirmada, mas a hipótese inicial é de problema estrutural, conforme o tenente.

 

"A causa exata desse acidente a gente ainda não consegue precisar. Não conseguimos afirmar se tem relação direta com a chuva, apesar da grande precipitação que tivemos durante todo o dia de ontem, porém a gente trabalha com problema estrutural no primeiro momento. Para ser mais específico, o trabalho de perícia técnica vai ser iniciado hoje mesmo para ter essa informação de forma mais fidedigna", afirmou o militar.

 

À direita, os prédios erguidos; à esquerda, após desabamentos — Foto: Reprodução/Google Maps e TV Globo
À direita, os prédios erguidos; à esquerda, após desabamentos — Foto: Reprodução/Google Maps e TV Globo

Segundo os bombeiros, não chovia no momento do acidente. No entanto, desde esta segunda-feira (6), Belo Horizonte está em alerta de risco geológico alto por causa das chuvas.

Bombeiros trabalham para encontrar outras possíveis vítimas do desabamento — Foto: Júlio César Santos/TV Globo
Bombeiros trabalham para encontrar outras possíveis vítimas do desabamento — Foto: Júlio César Santos/TV Globo

Informações preliminares dos bombeiros apontam que um dos prédios tinha quatro andares, e o outro, três. As vítimas moravam no prédio de três pavimentos.

Militares trabalham no local durante esta madrugada — Foto: Júlio César Santos/TV Globo
Militares trabalham no local durante esta madrugada — Foto: Júlio César Santos/TV Globo

O prédio de quatro andares estava em construção e não tinha nenhum morador, já no de três pavimentos moravam duas famílias.

A queda dos edifícios também atingiu outras duas residências, que estavam vazias no momento do acidente.

Bombeiros foram acionados às 0h28 da manhã de hoje — Foto: Júlio César Santos/TV Globo
Bombeiros foram acionados às 0h28 da manhã de hoje — Foto: Júlio César Santos/TV Globo

 

Defesa Civil vistoria o local

 

Imagem dos desabamentos feita pelo Globocop — Foto: Reprodução/TV Globo
Imagem dos desabamentos feita pelo Globocop — Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, o imóvel que desabou é particular e sem registros de ocorrências, vistorias ou riscos estruturais no sistema.

Veja os resultados da vistoria realizada pelo órgão:

Rua Gonçalo de Souza Barros, 103 - Jaqueline (local do sinistro)

 

  • Imóvel com 4 andares desabou totalmente;
  • Imóvel com 3 andares: 2 e 3 colapsados; térreo interditado com risco alto de desabamento;
  • Imóvel térreo aos fundos está com acesso principal bloqueado.

 

Rua Gonçalo de Souza Barros, 109 (vizinho)

 

  • Possui três moradias do mesmo núcleo familiar.
  • Casa A: notificada para isolamento preventivo dos dormitórios.
  • Casa B: dentro na margem de segurança estabelecida pelos bombeiros.
  • Casa C: barracão de alvenaria desocupado. Foi atingido por escombro. Notificação para manter isolado.

 

Os responsáveis foram notificados a adotar medidas de mitigação, limpeza, reconstrução e não expor sua vida ou de terceiros a riscos.

Rua Gonçalo de Souza Barros, 85 (vizinho)

 

  • Desabamento parcial do muro de divisa, área externa próximo aos muro e isolamento preventivo da loja.

 

Os responsáveis notificados a adotar medidas de mitigação, limpeza, reconstrução e não expor sua vida ou de terceiros a riscos.

As causas e circunstâncias do desabamento serão apuradas pela Polícia Civil.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
  

Fonte:   G1