Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Geral

Rio que abastece cidade com mais de 100 mil moradores em MT seca e água é racionada há 50 dias

TANGARÁ DA SERRA | 07/11/2019 14h 50min

Rio Queima Pé secou — Foto: Vinícius Rangel/TVCA

O racionamento de água em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, completou 50 dias nessa quarta-feira (6). As chuvas registradas no município não estão sendo suficientes para abastecer os reservatórios.

As chuvas que ocorreram nos últimos dias ajudaram a controlar a vasão das represas, porém, no Rio Queima Pé, surtiu efeito contrário.

“Todos os anos acontece a inversão da vasão nesse início de chuva. As primeiras chuvas fazem com que a vasão diminua, devido ao solo seco e a hibernação da vegetação. Estamos no momento mais crítico da vasão do rio”, ressaltou o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Lopes.

Para que a água continue sendo distribuída para todos os moradores, a concessionária está realizando o abastecimento da cidade dia sim, dia não.

“Reafirmamos à população para manter o consumo consciente da água. O racionamento continuará até o rio dar uma vasão superior a demanda de captação para atender toda a população”, explicou o diretor.

 

Desperdício

 

Mesmo com as orientações sobre o consumo consciente, vários moradores continuam desperdiçando água.

Desde o racionamento, o Samae já multou quase 30 pessoas r outras 109 foram notificadas.

“Temos mantido a fiscalização. Sempre que recebemos uma denúncia mandamos uma equipe para fazer vistoria no local. Quando há provas em vídeos e fotos fazemos a notificação por escrito para o morador. Após o decreto de racionamento, a pessoa que é flagrada desperdiçando água pode ser multada”, disse.

Alguns moradores têm reclamado da falta de abastecimento de água em alguns bairros.

Para isso, o diretor orienta que eles procurem o Samae para que seja feita uma vistoria no intuito de resolver a situação.

Fonte:   Tv Centro América