Tiroteio deixa um morto e vários feridos em Utrecht, na Holanda, diz imprensa
MUNDO | 18/03/2019 10h 01min

Um homem fez disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, deixando um morto e vários feridos na manhã desta segunda-feira (18), segundo a imprensa. A polícia afirma que o incidente pode ter motivação terrorista e busca o suspeito.
Os tiros ocorreram por volta das 10h45 (6h45 no horário de Brasília) na Praça 24 de Outubro, uma estação de bondes no centro da cidade. Testemunhas disseram que o suspeito deixou o local do crime de carro.
Uma grande operação policial está em andamento para encontrar o atirador. Os policiais cercaram um prédio na frente de onde foi encontrado o carro suspeito.
Sem dar muitos detalhes, a polícia divulgou a foto de homem que identificou como sendo o turco Gökmen Tanis, de 37 anos, que teria algum envolvimento com o incidente desta manhã. A polícia ainda não informou se há outros envolvidos na ação.
De acordo com o jornal "De Telegraaf", uma vítima foi coberta por um lençol branco no local, mas a polícia ainda não confirmou a morte.
Em entrevista coletiva, em Haia, Aalbersberg negou-se a comentar o número de feridos e qual é o estado de saúde deles.
Joost Lanshage, porta-voz da polícia na Holanda, afirmou que ninguém foi detido e uma investigação está em andamento.
A praça foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas.
Alerta máximo
O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente, de acordo com a Reuters.
Após o tiroteio, as autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) em todo o país. A polícia também está em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.
As escolas de Utrecht foram instruídas a fechar suas portas e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.
A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.
Policial observa carros após tiros no centro de Utrecht, na Holanda — Foto: Piroschka van de Wouw/Reuters
Fonte: G1