Vídeo mostra incêndio de grandes proporções destruindo aldeia em MT
INCÊNDIO | 25/09/2023 16h 20min

Um incêndio de grandes proporções destruiu parte da Aldeia Indígena Santa Clara, do povo Xavante, em Campinápolis (658 km de Cuiabá) durante o fim de semana. O incêndio começou na sexta-feira (22) e foi contido dois dias depois, no domingo (24). Cerca de 70 indígenas estão desabrigados.
Conforme informações, as chamas iniciaram ainda na sexta-feira (22) e rapidamente se alastraram para o restante da aldeia. No sábado (23), o Corpo de Bombeiros foi acionado e duas equipes foram ao local para auxiliar o Ibama no combate às chamas. Não há informações sobre o que causou o incêndio.
O Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá e o Comando Regional 4, em Barra do Garças (509 km de Cuiabá), monitoram remotamente o incêndio para orientar as equipes em campo e permanece monitorando remotamente.
No domingo, as chamas foram totalmente debeladas e o incêndio controlado. Não houve detecção de novos focos no local, mas equipes permaneceram no local para a realização do rescaldo de alguns pontos que ameaçavam reignição.
Nove casas foram destruídas no incêndio, sendo que 70 indígenas, dos 300 que moram na aldeia, ficaram sem moradia. Além disso, as vítimas perderam roupas, alimentos, eletrodomésticos e objetos pessoais. Ainda no domingo, o governador Mauro Mendes esteve no local e fez o compromisso de providenciar ainda nesta semana o projeto para a reconstrução das casas destruídas.
Imagens aéreas registradas pela força-tarefa de ajuda humanitária, mostram uma grande nuvem de fumaça tomando conta de toda a região, enquanto o incêndio se alastra pela vegetação. Em outro vídeo, é possível ver várias moradias em chamas, sendo consumidas pelas chamas. (Vídeo no final da matéria)
Leia também - Jovem sofre traumatismo craniano e morre após cair de cachoeira de 15 metros em MT
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Repórter MT