Bandidos comandavam roubos de caminhonete de dentro de presídios
ROUBOS DE CAMINHONETES | 19/04/2023 08h 36min

A operação Engrenagem, deflagrada pela Polícia Civil em parceria com a Polícia Penal, na manhã desta terça-feira (18), descobriu que bandidos comandaram roubos de ao menos duas caminhonetes em Cuiabá e Várzea Grande de dentro dos presídios.
Além dos roubos, os criminosos também extorquiam as vítimas ao máximo.
Segundo o delegado Maurício Maciel Pereira Júnior, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), cinco criminosos atuavam na quadrilha de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
De dentro dos presídios e com celulares ilegais, eles comandavam os bandidos na prática dos roubos.
Em um deles, ocorrido em VG, a quadrilha fez uma família refém para roubar uma caminhonete.
Durante o assalto, umas das vítimas foi levada até um caixa eletrônico e teve R$ 60 mil extorquidos entre o saque e transferências pelo aplicativo.
Em seguida, o bando fugiu levando a caminhonete, que foi apreendida semanas depois em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá), tentando passar pela fronteira com a Bolívia.
Outro crime, com o mesmo modus operandi, foi registrado em Cuiabá. Nele, os bandidos conseguiram extorquir R$ 20 mil das vítimas. “Eles vão até o limite financeiro das vítimas. Só param quando veem que realmente acabou”, disse o delegado Maurício Maciel.
Nessa fase da operação, conforme o delegado, não houve prisão de nenhum alvo fora do presídio. Apenas mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços em Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Cuiabá.
Ainda segundo Maurício Maciel, o objetivo da ação é de desarticular o grupo, obtendo importantes elementos de informação e de prova sobre os crimes praticados e sobre a identidade de outros membros.
As ordens judiciais são contra 12 alvos, que foram identificados em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA). Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande.
Na operação são cumpridos mandados contra três alvos na Penitenciária Central do Estado (PCE), dois alvos no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, um em Santo Antônio do Leverger, dois em Várzea Grande e quatro em Cuiabá.
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Repórter MT