Bandidos fogem da cadeia e invadem escola
PRESOS PELO BOPE | 05/04/2023 17h 23min

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) prendeu, na manhã desta quarta-feira (5), 16 criminosos no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. O grupo invadiu uma escola municipal na favela Nova Holanda para fugir de uma operação realizada pelos policiais na região, mas os integrantes foram encurralados e se renderam.
A Polícia também apreendeu três fuzis, quatro pistolas, nove granadas, cinco rádios comunicadores e cerca de três quilos de maconha. A ação foi feita para verificar o paradeiro e capturar traficantes de outros Estados que estariam escondidos na região. O fato aconteceu por volta das 6h30, antes dos alunos chegarem para as aulas.
A Secretaria Municipal de Educação informou que 21 escolas tiveram aulas presenciais suspensas hoje no Complexo da Maré, seguindo o protocolo da rede municipal “Acesso Mais Seguro”.
“Nenhum local combina com violência, principalmente escola. Escola é um local sagrado. Escola não pode ser rota de fuga, esconderijo de bandido, palco de tiroteio, ataque ou qualquer forma de violência. Educação e violência não combinam. Escola é local de paz, acolhimento e aprendizagem”, afirmou o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.
A Secretaria de Estado de Educação afirmou que as duas unidades da rede estadual de ensino na região também tiveram as aulas suspensas.
Ocupação
Segundo a Polícia, os chefes da facção local teriam dado ordens para que os moradores da região fossem até a escola para evitar a retirada dos criminosos do espaço. Houve confusão e, ainda de acordo com a Polícia, veículos blindados precisaram entrar no terreno no colégio para a retirada dos presos. A ocorrência aconteceu por volta das 6h30, antes dos alunos chegarem para as aulas.
“Nos últimos anos, a Justiça determinou que, durante operações, a Polícia evitasse o perímetro de escolas e creches, bem como proibiu a utilização de qualquer área educacional como base operacional da Polícia, inclusive áreas de entrada e saída desses estabelecimentos de ensino. A matemática é muito simples: todo espaço deixado pela Polícia será ocupado pelo crime organizado. Por isso, qualquer restrição à atuação policial é nociva a sociedade”, comentou o delegado e coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Fabrício Oliveira.
A CNN Brasil entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Rio, responsável pela decisão, em 2020, por meio da 1ª Vara da Infância e Juventude do Rio. Na ocasião, o TJRJ atendeu a um pedido da Defensoria Pública do Rio. Os órgãos ainda não comentaram o assunto.
Leia também - Três bandidos roubam carros, fazem reféns e morrem em confronto com a PM
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: CNN BRASIL