Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Policia

Bando de golpistas pega R$ 600 mil em consignados e vira alvo da PF

OPERAÇÃO MIMETISMO | 02/02/2022 07h 46min

Reprodução

A Polícia Federal  deflagrou nesta quarta-feira (02),  a operação Mimetismo, com o intuito de reprimir a atuação de associação criminosa responsável pela celebração de contratos fraudulentos de empréstimos consignados junto à Caixa Econômica Federal. 

Quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barra do Garças/MT, foram cumpridos na nas cidades de Pontal do Araguaia/MT e Novo Santo Antônio/MT.

A decisão judicial  também determinou a suspensão temporária do exercício de atividades econômicas e financeiras de uma empresa de correspondência bancária utilizada nas práticas criminosas. 

A investigação policial foi iniciada  a partir de informação recebida pela prefeitura de Novo Santo Antônio/MT a respeito da existência de 14 contratos consignados em nome de pessoas que nunca integraram o quadro de funcionários daquele município.

 

O montante do prejuízo à Caixa Econômica Federal constatadas até o presente momento ultrapassa a quantia de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).  

As condutas praticadas encontram tipificação nos artigos 288 (associação criminosa), 313-A (inserção de dados falsos em sistemas de informações) e 171, § 3º (estelionato majorado), todos do Código Penal Brasileiro. 

Quando somadas, as penas máximas de tais delitos superam 20 anos de reclusão além da reparação dos prejuízos suportados pela empresa pública federal.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Repórter MT