Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Policia

Irmãos bolivianos pedem asilo ao Brasil após esquema de corrupção com 800 cargos fantasma ser descoberto

ASILO AO BRASIL | 22/12/2021 11h 06min

Ambos trabalhavam no setor de Recursos Humanos da prefeitura de Santa Cruz de La Sierra (BO). — Foto: Redes sociais/Reprodução

Os irmãos bolivianos Antonio Parada Vaca e Guillermo Parada Vaca pediram asilo ao Brasil, em Corumbá (MS), após serem apontados como principais suspeitos de um esquema de corrupção na Bolívia.

Antonio e Guillermo são acusados de terem atribuído dos cargos públicos para criar cerca de 800 "cargos fantasma", na prefeitura de Santa Cruz de La Sierra (BO).

Para a imprensa internacional, o caso é considerado o "maior caso de corrupção da Bolívia". Guillermo e Antonio teriam usado do trabalho, no setor de Recursos Humanos da prefeitura de Santa Cruz de La Sierra, para criar os cargos que não existiam e desviavam o dinheiros dos salários.

Após o esquema ser descoberto e os irmãos serem apontados como principais suspeitos, ambos entraram com pedido de asilo em Corumbá, a 600 km de Santa Cruz de La Sierra, nessa terça-feira (21), e seguem foragidos para a polícia boliviana.

Os irmãos, que estão na sede da Polícia Federal em Corumbá, disseram à polícia brasileira que estão sendo perseguidos na Bolívia.

Ambos pretendem morar em Campo Grande-MS.

O pedido de asilo ainda deve ser encaminhado ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

O governo boliviano quer que o pedido de refúgio seja negado.

g1 entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a fim de saber sobre o pedido dos irmãos boliviano, mas até o momento não obteve resposta.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
 

Fonte:   G1 MS