Macaco-prego é encontrado preso em gaiola, sem água e comida em MT
MAUS TRATOS | 26/07/2019 14h 43min

Preso em uma gaiola, sem água, nem alimentação e no sol, essa foi a situação encontrada por fiscais da Prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, ao fazerem o resgate de um macaco-prego, nesta sexta-feira (26).
Segundo o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, esse tipo de comportamento demonstra o nível de estresse sofrido pelo animal.
O macaco estava sendo criado por uma mulher, em uma propriedade, na região industrial do município. Ela disse à polícia que o animal teria sido encontrado por um colega dela, em uma região de mata. Segundo ele, o bicho estava ao lado da mãe que havia sido morta.
Ele teria ficado com pena do bichinho e levado para ser criado no local. A mulher, cuja identidade não foi divulgada, estava com o macaco há oito anos.
Entretanto, segundo a Polícia Civil, se apropriar de animais silvestres é crime.
“Quando encontrou o animal, o indivíduo deveria ter procurado um órgão ambiental para que as providências fossem tomadas”, ressaltou Reinado.
Ainda segundo ele, a situação em que o macaco foi encontrada caracteriza maus tratos e os suspeitos podem ser condenados à prisão e pagamento de multa.
Destino
O macaquinho será levado para o Hospital Veterinário do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop, a 503 km da capital.
Lá, segundo os fiscais, ele será tratado, passará por um período de quarentena e depois inserido em um grupo de macacos para readaptação.
Somente depois de readaptado e curado, o macaco poderá ser solto na natureza.
Fonte: G1 MT