PM e Sema fecham garimpo ilegal que extraía ouro em área de preservação de MT
GARIMPO ILEGAL | 21/07/2023 06h 28min

Um garimpo ilegal que extraia ouro em uma área de Preservação Permanente (APP), em Apiacás (991 km de Cuiabá), foi fechado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) na terça-feira (18). A ação ocorreu em parceria com o 9° Comando Regional da Polícia Militar de Alta Floresta.
A operação foi conduzida por uma equipe de fiscalização da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema de Alta Floresta e resultou na apreensão de dois motores e uma escavadeira hidráulica, que estavam escondidos em área de floresta.
Através de alertas de desmatamento por imagens de satélite de alta resolução, os agentes conseguiram encontrar o local exato onde houve o desmatamento. Os bens apreendidos foram removidos do local e depositados na prefeitura de Apiacás.
O responsável pelo crime foi autuado em R$ 500 mil por fazer funcionar atividade potencialmente poluidora (extração de minério aurífero), sem possuir autorização do órgão ambiental competente. Além de multa de ser autuado em R$ 50 mil pelo desmatamento de 0,93 hectares de APP, no bioma amazônico. Não houve prisão em flagrante.
Desde março deste ano, o Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com equipes em campo e de monitoramento remoto, para responsabilizar os infratores.
Leia também - Funcionários da Casa da Criança são presos por torturar menino de 9 anos em MT
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Repórter MT