Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Policia

Polícia Civil cumpre mandados de prisão de investigados por extorsão e sequestro de gerente de banco

AÇÃO DA GCCO | 30/03/2022 08h 16min

Reprodução

Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Safaty, que tem como objetivo prender membros de uma quadrilha responsável pelo roubo, sequestro e extorsão ocorrido em 16 de julho de 2021, na cidade de Vera-MT (458 km ao Norte de Cuiabá).

As prisões ocorrem no estado do Pernambuco.

No dia do crime, o gerente do banco e sua família foram reféns dos bandidos, que só liberaram o grupo após roubarem o dinheiro da cooperativa de crédito.

Ao todo, segundo a polícia, são cumpridos 3 mandados de prisão.

Após 8 meses de investigação, o delegado Gustavo Belão contou que 3 criminosos foram identificados, sendo naturais da Bahia e de Pernambuco.

O grupo é especialista nessa modalidade de crime e já teria agido em diversos estados do Norte e Nordeste.

Também presente na investigação, o delegado de Vera, Paulo César Brambila, apontou que os bandidos fazia vigilância da casa das vítimas e, com isso, conheciam bem a rotina dos moradores antes da execução do crime. Para por o plano em prática, eles ficaram 4 dias na cidade.

 

Crime

Consta nas investigações da GCCO e da Delegacia de Vera que madrugada de 16 de julho, quando dois homens, um deles armado, invadiram a residência das vítimas e anunciaram o sequestro, com restrição de liberdade das vítimas.

Uma das vítimas é gerente de uma agência de cooperativa de crédito em Vera e os criminosos exigiram dinheiro para que libertassem seus familiares, que foram mantidos em cativeiro, uma modalidade de crime conhecida como “Sapatinho”.

 

No primeiro momento, os criminosos mantiveram a família refém, levando todos para o cativeiro localizado na zona rural do município.

No local, os criminosos instruíram que a funcionária do banco deveria retornar para a cidade, aguardar a abertura da agência, retirar todo o dinheiro do cofre e deixar os valores em um ponto pré-determinado pelo grupo, como garantia para a liberdade de seu esposo e da filha, que ficaram em poder dos sequestradores.

 

Conforme declarações da vítima à Polícia Civil, depois de cumpridas todas as exigências dos criminosos, quando foram deixados R$ 230 mil em espécie no local determinado, a família dela foi libertada.  

 

Nome da operação

Safety significa segurança e o nome foi pensado pelos policiais que atuaram na investigação visando empregar esforços para esclarecer o grave crime praticado no município e restabelecer a sensação de segurança dos moradores de Vera.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Assessoria/Polícia Civil-MT