Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Política

Câmara abre processo para cassar vereador que tentou matar colega em plenário

PROCESSO DE CASSAÇÃO | 09/04/2022 19h 12min

Reprodução | FolhaMax

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Querência-MT (945 km de Cuiabá), aprovou um processo de cassação por quebra de decoro contra o vereador Neiriberto Martins Erthal (PSC), preso preventivamente desde o dia 24 de março após sacar uma arma no plenário e apontá-la ao vereador Edimar Batista (PDT).

A partir de agora, uma comissão processante será criada e vai ter o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos. 

A decisão atendeu um pedido do servidor público Juliano Rafael Teixeira, protocolado no dia 23 de março. 

De acordo com o documento,  a conduta do vereador foi "totalmente lamentável" e fere o regimento interno da Câmara Municipal.

A aprovação da abertura de processo que busca cassar o parlamentar foi aprovada na última segunda-feira (4).

Entenda o caso

Durante a sessão do dia 21 de março, o vereador Neiriberto estava se pronunciando sobre dois projetos de lei que estavam em pauta e que haviam atraído bastante atenção popular. O primeiro deles era para aumentar de 9 para 11 o número de vereadores e outro prevendo pagamento de 13º para os parlamentares, prefeito e vice.

Durante a fala, Neiriberto e Edimar discordaram e tiveram uma discussão acirrada. Em determinado momento, Neiriberto saca uma arma e aponta ao colega dentro do plenário do Legislativo, causando alvoroço no ambiente.

No dia 24 de março, Neriberto Erthal foi preso pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), em Cuiabá. Um pedido de liberdade foi negado pelo Tribunal de Justiça.

Enquanto continua preso, ele solicitou à Mesa Diretora da Câmara Municipal afastamento do exercício do mandato pelo período de 60 dias. 

O pedido foi amparado em um laudo médico que atesta esquizofrenia, o que exige cuidados médicos, conforme laudo assinado por psiquiatra. 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Folha Max