Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Política

Câmara de Vereadores tranca a pauta até que prefeito destine recursos ao hospital

Saúde | 27/02/2019 06h 47min

Foto: Ascom/Tarsila Borges

A decisão de não votar nenhum projeto até que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde destine recursos ao Hospital São Lucas, foi anunciada no fim da sessão desta segunda-feira (25), pelo presidente da Câmara, Dirceu Cosma (PV).

A medida tem como objetivo garantir o pagamento de serviços já prestados e os recursos necessários para a manutenção dos atendimentos, ofertados pelo Hospital São Lucas, o único no município.

Segundo Cosma, ele o também vereador Airton Callai (PRB), se reuniram duas vezes com o prefeito Luiz Binotti, a fim de resolver o problema e nenhuma solução foi apresentada.

"Eu não sou um cara de muita reunião, duas reuniões, as coisas têm que ser resolvidas, como não resolveu, eu preferi tomar essa atitude. Porque se tivesse falado não, eu teria ficado contente, pelo menos não perderia tempo com isso."

O valor que deve ser repassado a Fundação Luverdense de Saúde, entidade mantenedora do Hospital São Lucas, é de aproximadamente R$ 1.5 milhão. A dívida vem se acumulando desde o ano passado.

De acordo com o vereador Airton Callai, o recurso é para custear serviços  ofertados pelo hospital, via Sistema Único de Saúde (SUS), porém, não recebidos.

"Quando o paciente sai da UTI, o Estado deixa de pagar a diária da UTI, mas ele fica mais uma semana, até duas internado no hospital. Se o paciente é de Lucas, o município paga, mas se é de fora, não tem como cobrar."

Com o recesso de carnaval, a próxima sessão ordinária está marcada para o dia 11 de março. No dia oito será realizada uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

"Nós estamos aqui pra ajudar, pra fazer. A gente sabe do esforço do prefeito, mas a gente não está aqui pra enrolar. Se for resolvido de imediato, todos os projetos serão votados", finalizou Cosma.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino