Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 21 de Outubro de 2025

Política

Câmara encaminha ao Poder Executivo sugestões para modernizar lei do comércio em Lucas do Rio Verde

CÂMARA DE LUCAS DO RIO VERDE | 21/10/2025 10h 25min

Foto: Rayan Nicacio / Ascom

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou uma indicação ao Poder Executivo para modernização do Código de Posturas do município. A indicação, de autoria do plenário, propõe a alteração, revogação e inclusão de dispositivos na Lei Complementar nº 60/2008, com o objetivo de atualizar as normas que regem o comércio e os serviços no município.

As mudanças propostas abrangem diversos aspectos da vida urbana, incluindo limites para publicidade, funcionamento de estabelecimentos, níveis de ruído, instalação de estruturas móveis como circos e parques, transporte de detritos, condução de animais agressivos, instalação de fiação em postes, ocupação de calçadas, comércio ambulante e horário de funcionamento de farmácias e drogarias.

A modernização do Código de Posturas é uma bandeira defendida pelo presidente da Câmara, vereador Airton Callai, e foi baseada em legislações de cidades com perfil semelhante a Lucas do Rio Verde, como Curitiba PR), Campinas (SP) e Cuiabá (MT). Além disso, a Câmara realizou uma audiência pública, no início deste mês, que reuniu os nove vereadores, secretários municipais e representantes de associações comerciais, de bares, empresários e músicos.

“Estamos trabalhando com isso desde abril, com a Acilve e a CDL, culminou com uma audiência em que todo o comércio foi convidado. Isso não é algo que nasceu agora. Nos espelhamos em cidades que deram certo e pegamos aqueles pontos que se adequam à nossa vocação. Fomos a diversas cidades buscar essa informação. O objetivo é deixar o mais atualizado possível, mas dando a segurança jurídica a todos os empreendedores”, afirmou Callai.

Ainda nesta segunda-feira, os parlamentares aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei 46/2025, de autoria da vereadora Débora Carneiro, que institui o Dia do Idoso no calendário oficial do município, a ser comemorado anualmente em 1º de outubro. A data já coincide com as comemorações nacionais e internacionais dedicadas à terceira idade. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação será responsável pela coordenação das atividades alusivas à data.

 

Ainda foi aprovado o Projeto de Lei 90/2025, do Poder Executivo, que define que os guardas municipais terão comissão própria, composta exclusivamente por membros da respectiva carreira, para conduzir processos administrativos disciplinares. A proposta foi aprovada com emenda, apresentada pelo vereador Airton Callai, suprimindo a previsão original que incluía procuradores do município, e limitando a aplicação da norma aos ocupantes do cargo de Guarda Civil Municipal.

 

Durante a sessão, outras indicações foram encaminhadas ao Poder Executivo para melhorias em diversos pontos da cidade, e novos projetos receberam autorização para serem analisados pelas comissões permanentes da Casa. O vídeo completo da sessão de número 33 já está disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde no YouTube. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 30 de outubro.

 

 

Leia também - Vereadora articula reunião que define plano de ação para reorganização dos fios de telecomunicações em Lucas do Rio Verde

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI 

Fonte:   Herbert de Souza / Ascom