Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Política

Carlos Fávaro é confirmado ministro da Agricultura no governo petista

MINISTRO DA AGRICULTURA | 29/12/2022 13h 41min

Foto: Roberto Stuckert

O senador por Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), foi confirmado futuro ministro da Agricultura, no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito no final da manhã de hoje (29), em Brasília.

Fávaro venceu a “briga” pelo cargo, inclusive em disputa com outros mato-grossenses, como o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e o deputado federal cassado Neri Geller (PP), que deve assumir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“No Ministério da Agricultura e Pecuária, quero dizer pra vocês que vai ser o companheiro Carlos Fávaro, senador do estado de Mato Grosso”, anunciou Lula.

“Agradeço ao presidente Lula e ao vice-presidente Geraldo Alckmin a confiança e ressalto que essa gratidão vem em forma de comprometimento. O agro é o setor mais próspero do Brasil, com um enorme espaço para crescer e nenhum milímetro para retroceder”, disse Fávaro.

Fávaro foi um dos coordenadores do grupo técnico de agricultura durante o período da transição e coordenador da campanha de Lula em Mato Grosso.

Com a escolha pelo grupo petista, passou a enfrentar resistência dos produtores rurais no Estado. Seu desafio será restabelecer o diálogo e garantir o elo de Lula com o principal setor da economia brasileira.

A partir do próximo ano, a atual estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária deve ser desmembrada em três ministérios: Agricultura e Pecuária; Pesca; e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

 

 

Senado

Com a nomeação de Fávaro, ele se afasta do Senado e quem assume é a primeira suplente, Margareth Buzetti, que foi essencial para que a indicação prosperasse. A empresária precisou mudar de partido, após resistência petista por ter defendido a eleição de Bolsonaro. Filiando ao PSD, deixa de fazer parte da oposição.

 

 

Veja a lista de ministros anunciados hoje por Lula:

Gabinete de Segurança Institucional: Gonçalves Dias
Secretaria de Comunicação: Paulo Pimenta
Agricultura: Carlos Fávaro
Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes
Pesca: André de Paula
Previdência: Carlos Lupi
Cidades: Jáder Filho
Comunicações: Juscelino Filho
Minas e Energia: Alexandre Silveira
Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira
Esportes: Ana Moser
Meio Ambiente: Marina Silva
Planejamento: Simone Tebet
Turismo: Daniela do Waguinho
Povos Indígenas: Sônia Guajajara
Transportes: Renan Filho

 

 

Leia também - Nem Bolsonaro, nem Mourão vão passar a faixa para Lula

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Repórter MT