Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Política

Carlos Fávaro toma posse como senador após vitória em eleição suplementar em MT

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR | 15/12/2020 19h 10min

Posse de Carlos Fávaro no Senado — Foto: Agência Senado

Carlos Fávaro (PSD) tomou posse no Senado, na tarde terça-feira (15), durante a sessão no Plenário do Senado. Ele venceu a eleição suplementar realizada no dia 15 de novembro, em Mato Grosso.

A diplomação de Fávaro foi virtual, sem a presença do eleito. Já a posse foi de forma presencial e contou com a presença do presidente do plenário e outras honrarias.

Nas redes sociais, o senador disse que sente orgulho por ter vencido a eleição.

“É com muito orgulho que pela segunda vez neste ano, agora de forma definitiva, tomei posse no Senado Federal para representar Mato Grosso”, disse ele.

Ele foi diplomado na manhã desta terça e também se posicionou nas redes sociais. “Cumprindo a vontade do povo de Mato Grosso, fui diplomado hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral para exercer o mandato de senador até janeiro de 2027. Vou honrar a Deus e trabalhar incansavelmente por melhorias pra o nosso estado e para a nossa população”.

O parlamentar teve 25,98% dos votos válidos contra 20,44% da Coronel Fernanda e 10,98% de Nilson Leitão (PSDB).

Fávaro já ocupava a vaga no Senado que foi aberta em abril deste ano após a cassação da juíza Selma Arruda.

O novo senador ingressou na política em 2005. Foi vice-governador do estado entre os anos de 2014 e 2018, durante a gestão de Pedro Taques.

 

Cassação e nova eleição

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Selma Arruda em dezembro do ano passado por abuso de poder econômico e caixa 2 nas eleições de 2018. Com a decisão, ela ficou inelegível até 2026.

Uma nova eleição foi marcada para 26 de abril por determinação da Justiça Eleitoral. No entanto, o TSE decidiu adiar a eleição por causa da pandemia do novo coronavírus e agendou a votação para a mesma data das eleições municipais.

Para a Justiça, as duas eleições na mesma data causaria uma “drástica redução de gastos, em razão do aproveitamento de toda a estrutura de pessoal e a logística do pleito ordinário”.

Como segundo colocado nas eleições de 2018, Carlos Fávaro entrou com um pedido na Justiça para ocupar a cadeira até a nova eleição, e obteve decisão favorável.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT