Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Política

Conselheiros tutelares terão de ter curso superior e carteira de habilitação

CONSELHO TUTELAR | 07/05/2019 09h 04min

Foto: Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram e os interessados em disputar uma vaga de conselheiro tutelar terão de ter curso superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A e B.

A alteração na Lei n. 1.999/2011foi votada e aprovada pelos vereadores em sessão extraordinária, realizada na última segunda-feira (29). A proposta é de autoria do Poder Executivo.

De acordo com o vereador Airton Callai (PRB), o objetivo da mudança é selecionar candidatos mais preparados para o cargo e garantir a qualidade do serviço, que é ofertado a população.

"O trabalho do conselheiro tutelar exige muito. Além do conhecimento sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, o candidato precisa trabalhar o emocional, porque normalmente, lida com situações difíceis. A intenção da prefeitura é selecionar candidatos mais preparados para a função."

Em relação a carteira de habilitação, a exigência visa facilitar o locomoção do conselheiro, durante as diligências.

As alterações aprovadas pelos vereadores farão parte do edital de processo de seleção de novos conselheiros, que deve ser lançado ainda este mês. Atualmente, Lucas do Rio Verde possui dez conselheiros tutelares, sendo cinco titulares e cinco suplentes.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino