Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Política

Deputado divulga vídeo de vacinas contra Covid-19 guardadas, alega extravio e governo de MT diz que são para 2ª dose

COVID-19 | 29/01/2021 21h 52min

Deputado estadual Ulysses Moraes (DE). — Foto: Marcos Lopes/ALMT

O deputado Ulysses Moraes (PSL) divulgou um vídeo onde mostra documentos oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que, segundo ele, mostram o “sumiço” de mais de 34 mil doses de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso.

Por meio de nota, o governo do estado afirmou que as doses a que o parlamentar se refere fazem parte da segunda dose que precisa ser aplicada no grupo prioritário e estão guardadas para serem encaminhadas aos municípios, após o término da primeira fase, como amplamente divulgado (Veja a íntegra da nota no final da matéria).

Conforme o deputado, um documento retirado do site da SES aponta que das 126.160 doses recebidas da Coronavac na primeira remessa enviada pelo governo federal, foram distribuídas o total de 63.004 para os municípios e 28.758 doses para os indígenas. Somando os valores, são 91.762 doses distribuídas.

“Neste documento consta que foram distribuídas o total de 63.004 para os municípios e 28.758 doses para os indígenas. Se somarmos os dois valores, vamos ter 91.762 doses distribuídas. O que me causa estranheza é que temos uma outra resolução, publicada no dia 25 de janeiro, que traz um quantitativo remanescente de 4 mil, mas segundo tudo que foi distribuído, segundo o primeiro documento, há um remanescente de 34.398 doses. O que eu quero saber é onde estão essas mais de 30 mil doses que não constam nos documentos oficiais da SES. Precisamos de exatidão”, diz o deputado.

Ainda segundo ele, é necessário que haja uma investigação para saber se pessoas que não fazem parte do grupo prioritário estão recebendo as doses da vacina.

“A população está agonizando nos hospitais. Pessoas morrem todos os dias com essa doença. Precisamos saber se não está tendo “fura-filas”, se pessoas não estão sendo privilegiadas com essas vacinas que estão sumindo”, disse ele.

Abaixo, a íntegra da nota enviada pelo governo de MT:

“O governo de Mato Grosso mais uma vez vem a público desmentir Fake News publicada pelo deputado estadual Ulysses Moraes. Pela falta de informação do parlamentar, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que não há qualquer falha na distribuição das doses das vacinas em Mato Grosso para os municípios.

As 31 mil doses de vacina que o deputado afirma não saber aonde estão, são referentes a segunda dose da vacina da Coronavac destinada aos profissionais da saúde. Todas as doses estão sob a guarda da Secretaria Estadual de Saúde para serem encaminhadas aos municípios, após o término da primeira fase, como amplamente divulgado. Tudo feito de acordo com o pactuado pelo Governo do Estado junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) e à Comissão Intergestora Bipartite (CIB), para assegurar o quantitativo da segunda dose.

O governo repudia a atitude do deputado Ulysses Moraes, que com declaração leviana tumultua, causa alarmismo e dissemina mentiras, provocando um desserviço à população. É lamentável que neste momento em que estamos lutando para salvar vidas, temos que gastar tempo para desmentir Fake News”.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT