Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Política

Em Mato Grosso, Bolsonaro diz que ficar em casa durante a pandemia de Covid-19

COVID-19 | 18/09/2020 15h 28min

Em discurso para produtores rurais em Sorriso (MT) nesta sexta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que ficar em casa durante a pandemia de Covid-19 é "para os fracos" (assista no vídeo acima).

Ele voltou a criticar o isolamento social apontado por cientistas e médicos como uma das formas mais eficientes de conter o avanço do coronavírus. O Brasil tem mais de 135 mil mortes pela doença e é um dos países com maior número de infectados (4,4 milhões de pessoas).

 

"Vocês não pararam durante a pandemia. Vocês não entraram naquela conversinha mole de 'fique em casa, que a economia a gente vê depois'. Isso é para os fracos. O vírus, eu sempre disse, era uma realidade, e tínhamos que enfrentá-lo. Nada de se acovardar perante aquilo que nós não podemos fugir dele", afirmou Bolsonaro.

 

"Essa região, esse estado, agiu dessa maneira. O agronegócio, em grande parte, evitou que o Brasil entrasse no colapso econômico. E mais do que isso, nos deu a segurança alimentar."

 

Visita a Mato Grosso

Em sua passagem pelo Mato Grosso nesta sexta, Bolsonaro entregou títulos rurais e participou do lançamento da safra de soja.

No discurso a representantes do agronegócio no estado, ele falou que há "alguns focos de incêndio pelo Brasil" e que isso acontece ao longo dos anos. O Pantanal enfrenta uma onda recorde de incêndios, e a fumaça das queimadas já chegou a outras regiões do país.

"Temos sofrido uma crítica muito grande. Porque, obviamente, quanto mais nos atacarem, mais interessa aos nossos concorrentes, para o que temos de melhor, que é o nosso agronegócio", disse.

 

Em referência às críticas de outros países sobre as queimadas no Brasil, Bolsonaro rebateu: "Países outros que nos criticam não têm problema de queimada, porque já queimaram tudo nos seus países".

 

Avião arremeteu por causa de fumaças

Voo de Bolsonaro a MT arremeteu porque `visibilidade não estava muito boa`

Antes de ir a Sorriso, Bolsonaro passou por Sinop (MT). Ele disse que o avião em que estava teve de arremeter ao chegar à cidade, pois a visibilidade "não estava muito boa".

 

"Hoje quando o avião foi aterrissar, ele arremeteu. Foi a 2ª vez na minha vida que acontece isso, uma vez foi no Rio de Janeiro, e, obviamente, algo anormal está acontecendo, no caso é que a visibilidade não estava muito boa", afirmou.

 

Segundo a administradora do aeroporto de Sinop, havia fumaça no momento do pouso, e o piloto não tinha 100% de visibilidade da pista.

A manobra de arremeter ocorre quando o piloto decide subir novamente com o avião quando a aeronave já está em operação de pouso, em direção ao solo.

A aterrissagem da comitiva, que levava ainda os ministros da Defesa, Augusto Heleno, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ocorreu normalmente na segunda tentativa.

Depois do pronunciamento em Sinop, Bolsonaro seguiu de carro para Sorriso. De acordo com o cerimonial da Prefeitura de Sorriso, ele seguiria de helicóptero para a cidade. A assessoria do presidente, no entanto, não disse o motivo que levou à mudança e negou que tenha sido por causa da fumaça. A distância entre as duas cidades é de 84 km. A viagem durou cerca de 1 hora.

Imagem de satélite do Inpe desta sexta-feira (18) mostra nuvem de fumaça sobre a área de Mato Grosso, onde o avião do presidente Jair Bolsonaro só conseguiu pousar na segunda tentativa. Pontos coloridos mostram todos os focos de incêndio detectados pelo Inpe no estado. — Foto: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Imagem de satélite do Inpe desta sexta-feira (18) mostra nuvem de fumaça sobre a área de Mato Grosso, onde o avião do presidente Jair Bolsonaro só conseguiu pousar na segunda tentativa. Pontos coloridos mostram todos os focos de incêndio detectados pelo Inpe no estado. — Foto: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

 

Fonte:   G1 MT