Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Política

Fávero alerta sobre crise nas APAE’s e pede ao governo a manutenção de convênio

CRISE NA APAE | 02/05/2019 17h 56min

Foto: Paulo Desidério / APAE

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL), encaminhou indicação ao governo do estado reivindicando a manutenção do convênio celebrado anualmente entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mato Grosso (APAE-MT).  No documento, Fávero alerta sobre a crise financeira no primeiro quadrimestres de 2019, por falta de recursos financeiros.

As dificuldades, segundo a Federação das APAEs em Mato Grosso (FEAPAES), vão desde salários atrasados dos funcionários, até o pagamento de encargos com INSS e FGTS dos trabalhadores que prestam serviços às 67 unidades em Mato Grosso. Crise, que segundo a federação já sinaliza para cortes nos atendimentos especializados aos alunos.

“Não tivemos ainda um retorno do estado, com relação à manutenção do convênio e o mês de maio já começou. A APAE, que não possui parceria com prefeitura ou ajuda mensal de associados, dificilmente conseguirá manter-se sozinha, já que existem gastos”, disse Cissa Coelho, secretária da Feapaes, em Mato Grosso.

De acordo com Fávero, a entidade atende grupo de pessoas que não podem, por hipótese alguma, ficar sem os atendimentos. Atendimentos que contribuem para o desenvolvimento psicomotor dos excepcionais. Isso porque as APAEs oferecem aos seus alunos atendimento nas áreas especializadas em psicologia, fisioterapia, equoterapia, hidroterapia, fonoaudiologia e assistência social.

“As APAEs disponibilizam, em muitos casos, do meio de transporte para locomoção dos seus alunos. São gastos fixos e que precisam ser honrados. Eu acredito que o governador Mauro Mendes não medirá esforços para atender as APAEs, até porque o governador tem esse perfil voltado ao social e a expectativa é de que ele olhe com carinho para essa situação. Queremos celeridade nesses trâmites, porque já estamos praticamente na metade do ano”, observou o deputado.

A ENTIDADE – A APAE, considerada organização social, foi criada em 1.954 e surgiu com intuito de promover a atenção integral à pessoa com deficiência, principalmente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A entidade está presente em dois mil municípios brasileiros, sendo que deste total, 67 unidades estão distribuídas em Mato Grosso.

RECONHECIMENTO – Um levantamento feito pelo Instituto Qualibest, em 2006, a pedido da Federação Nacional das APAEs, revelou que a entidade é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles. No Brasil já são quase 400 mil alunos assistidos pela APAE. O maior movimento social do país e do mundo, na sua área de atuação.

Fonte:   Assessoria