Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Política

Prefeito de Lucas sanciona lei aprovada pela Câmara que obriga inclusão de intérprete de LIBRAS em vídeos institucionais

CÂMARA DE LUCAS DO RIO VERDE | 19/03/2025 13h 00min

Foto: Rayan Nicacio / Ascom

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, sancionou o Projeto de Lei nº 02/2025, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. A partir de agora, a lei 3.780 determina que todos os vídeos de caráter institucional disponibilizados em aplicativos, redes sociais e sites oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo, Autarquias e Empresas Públicas do município contenham, obrigatoriamente, uma janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A lei, de autoria do vereador Wlad Mesquita (Republicanos), também se aplica a palestras e audiências públicas realizadas pelas instituições mencionadas. As plataformas digitais oficiais dos órgãos públicos municipais deverão se adaptar à nova norma, que já entrou em vigor.

 

Ao apresentar o projeto, Wlad destacou a importância da acessibilidade como um direito fundamental e a necessidade de alinhar os meios de comunicação públicos ao princípio da inclusão universal. “A disponibilização de vídeos institucionais com intérprete de LIBRAS é uma medida essencial para promover a inclusão da comunidade surda, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a integração dessa parcela da população nos debates e ações públicas”, afirmou.

 

De acordo com o texto sancionado, as despesas decorrentes da execução da lei serão cobertas por verbas próprias do orçamento municipal, podendo ser suplementadas, se necessário.

 

 

Leia também - Câmara participa de alinhamento para reforço da segurança pública durante o Show Safra e implementação da Jornada Delegada

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Herbert de Souza / Ascom