Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Política

Profissionais de saúde mental e Câmara promovem palestra sobre o suicídio

PALESTRA | 16/09/2019 14h 26min

Foto: Ascom/Társila Borges

Profissionais da área de saúde mental de Lucas do Rio Verde, com o apoio da Câmara de Vereadores, promovem na próxima quinta-feira (19), às 19h, a palestra sobre o suicídio.

O evento faz parte da campanha "Setembro Amarelo, Mês de Valorização da Vida". As palestras serão realizadas na Câmara de Vereadors, com o médico psiquiatra Wagner Engelmann e as psicólogas Erismar Alves e Jaqueline Danizelli de Carlos.

Segundo o vereador e médico psiquiatra Wagner Godóy (SD), as palestras têm como objetivo orientar a população sobre como identificar os sintomas e as doenças que podem levar o paciente a cometer o suicídio, como ajudar e onde buscar tratamento.

"Os dados mostram que o suicídio se tornou um problema de saúde pública, por isso, a necessidade deixar o medo e a vergonha de lado, buscar informação e discutir o assunto dentro da família."

O Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de prevenir o suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (2018), o suicídio é a segunda principal causa de morte em pessoas com idades entre 15 e 29 anos, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

Os transtornos mentais são responsáveis por 96,8% das mortes por suicídio, sendo a depressão, a principal doença. No mundo são mais de 300 milhões de pessoas.

Considerada como o "mal do século", a doença atinge pessoas de qualquer idade, sendo mais comum em mulheres. É caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia, tristeza e ansiedade.

Entre os principais sintomas, estão o cansaço extremo, irritabilidade, baixa autoestima, insônia, comportamento compulsivo, pensamentos pessimistas e frequentes em relação a morte.

A prevenção e o diagnóstico precoce são extremamente importantes. Hábitos saudáveis de vida, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e boa noite de sono reduzem o riscos da doença.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino