Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Política

Secretário de Saúde de Cuiabá diz que Santa Casa precisa provar que dívida é por atendimento pelo SUS

IMPASSE | 03/04/2019 15h 34min

Foto: Reproducao/TVCA

Para receber recursos do executivo municipal, a Santa Casa de Cuiabá terá que comprovar que dívida é por atendimentos feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma afirmação feita pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, em entrevista nesta quarta-feira (3).

Ainda segundo o secretário, os problemas da unidade hospitalar são muito sérios e necessitam não apenas da ação da prefeitura, mas da participação do estado, união, Ministério Público (MPE) e Tribunal de Contas (TCE).

"A Santa Casa precisa de uma plano de ação que comprove os custos, assim como o retorno para os usuários do SUS. O dinheiro público precisa ser investido no que terá retorno para o público que não têm condições de pagar", reforçou o secretário.

Possas diz que reconhece a Santa Casa como um hospital importante para Cuiabá. Entretanto não concorda que o poder público pague uma contra privada.

"É uma unidade referência em diversas especialidades, é o berço da medicina em Cuiabá, mas precisamos e um retorno comprovado", destacou.

O secretário afirmou ainda que o município entende que a situação da Santa Casa acarreta superlotação em outras unidades, como Pronto Socorro de Cuiabá e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

No entanto, segundo ele, a partir de inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a prefeitura pretende solucionar alguns gargalos na saúde pública da capital.

Fonte:   G1 MT