Vereadores aprovam R$ 2.4 milhões para a manutenção das UTIs do Hospital São Lucas
SAÚDE | 11/03/2020 16h 23min

Os vereadores aprovaram na noite desta terça-feira (10), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 13/2020, que trata da destinação de recursos para colaborar no custeio das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), do Hospital São Lucas.
Serão destinados R$ 2.4 milhões, divididos em 12 vezes parcelas mensais de R$ 200 mil. O pagamento é efetuado mediante a prestação de contas ao Poder Executivo e Legislativo.
O recurso é essencial para manter as UTIs funcionando. O valor será investido no pagamento dos profissionais.
O Hospital São Lucas possui 20 leitos de UTI, sendo 16 destinados aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova ala foi construída pelo município e inaugurada em dezembro de 2016.
O valor destinado varia de acordo com a taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes atendidos pelo SUS. Entre 70% e 100%, R$ 200 mil/mês, 40% a 69,9%, R$ 160 mil e 1% a 39,9%, R$ 100 mil/mês.
Por tratar-se de média e alta complexidade, a responsabilidade pela manutenção das unidades é do Governo do Estado.
Por mês, o Hospital São Lucas recebe do Estado aproximadamente R$ 550 mil, pela manutenção dos serviços de UTI. O valor corresponde a R$ 1.300,00 por leito/dia.
São serviços que deveriam ser cobertos pelo Estado. Mas, infelizmente, o município tem que ajudar, porque o valor pago pelo Estado não é suficiente para cobrir todos os custos.
O valor destinado pelo município corresponde a R$ 416,66 por leito/dia. A Fundação Luverdense de Saúde, entidade mantenedora do Hospital São Lucas, e a Secretaria Municipal de Saúde estão buscando o credenciamento das UTIs junto ao Ministério da Saúde.
Fonte: Ascom/Marcello Paulino