Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Política

Vereador propõe proibição de animais soltos em vias públicas de Lucas do Rio Verde

CÂMARA DE LUCAS DO RIO VERDE | 07/03/2025 15h 06min

Foto: Divulgação

O vereador Wlad Mesquita (Republicanos) apresentou um projeto de lei que visa proibir a permanência de animais domésticos soltos ou sem supervisão nas vias públicas, praças e outros espaços de uso comum no município de Lucas do Rio Verde. Se aprovado, tutores ou proprietários de animais encontrados em situação irregular estarão sujeitos a multas, apreensão do animal e, em casos de reincidência ou abandono comprovado, o encaminhamento do animal para adoção responsável.

O projeto prevê que, em caso de ataques ou danos causados por animais soltos, o responsável deverá arcar com os custos de tratamentos médicos, veterinários, reparação de bens e, quando aplicável, indenização por danos morais. Se aprovado, o tutor do animal deverá identificado por meio de coleiras, microchips ou outras provas “que confirmem a responsabilidade”. A proposta estabelece um prazo de 90 dias para o Poder Executivo regulamentar a lei, definindo valores de multas, prazos para regularização e os órgãos competentes para fiscalização.

 

Na justificativa do projeto, o vereador Wlad Mesquita destacou os desafios enfrentados por ONGs locais e ativistas na proteção e cuidado de animais abandonados, devido à escassez de recursos financeiros e aos altos custos dos serviços veterinários. Ele ressaltou a importância da conscientização sobre a posse responsável de animais e afirmou que a medida contribuirá para uma cidade mais segura e saudável, promovendo uma convivência harmoniosa entre seres humanos e animais.

 

O projeto, que recebeu parecer favorável das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças, Orçamento e Fiscalização; e Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade, será votado na próxima segunda-feira (10).

 

 

Leia também - Avança na Câmara projeto que garante indenizações a imóveis em área afetada por problemas de solo em Lucas

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Herbert de Souza / Ascom