Xuxu Dal Molin está entre os deputados mais lembrados pelos eleitores mato-grossenses, aponta Gazeta Dados
DEPUTADOS | 01/09/2022 13h 44min

Se as eleições fossem hoje, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (UB) seria o único candidato por Sorriso eleito para ocupar uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).
É o que revela uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1º), pelo Instituto Gazeta Dados que entrevistou 1.080 pessoas de forma presencial em 45 municípios de todas as regiões do estado.
Além de Xuxu Dal Molin, outros dois deputados do Partido União Brasil foram lembrados espontaneamente pelos eleitores mato-grossenses, são eles; Eduardo Botelho, Dilmar Dal Bosco assim como o ex-governador Júlio Campos. A porcentagem obtida pelos candidatos do União Brasil varia entre 2,09% a 0,75%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-07674/20222. A margem de erro é de 3,0 pontos com intervalo de confiança de 95%.
Para chegar ao resultado, o Instituto Gazeta Dados utilizou amostra por quotas proporcionais às características sócio econômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade e renda familiar tendo como base os dados coletados pelo Censo 2010 do IBGE, PNAD 2021 e TRE-MT 2022.
Para Dal Molin, a pesquisa revela o desejo do eleitor pela continuidade dos projetos desenvolvidos por ele e seus correligionários na Assembleia Legislativa, “em especial daqueles construídos juntamente com o governador Mauro Mendes dos quais resultaram em investimentos para setores como educação, segurança pública, saúde e infraestrutura.
“Como disse recentemente em uma entrevista à TV Cidade [Sorriso], o eleitor mato-grossense tem maturidade e o discernimento suficiente para separar o “joio do trigo”. Os últimos anos foram marcados por grandes desafios e inúmeras conquistas. Obviamente que precisamos avançar e é exatamente por isso que coloquei meu nome à disposição da sociedade. Temos inúmeros projetos em andamento, sendo que todos são extremamente relevantes para a melhoria da qualidade de vida de quem reside no campo e na cidade”, afirma Dal Molin que defende, entre outras bandeiras, a redução da carga tributária (Mais Gestão, Menos Impostos).
Aumento expressivo
Um levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em 2022, apontou um aumento expressivo de 6% no número de eleitores no estado.
Ao todo, 2.389.362 estão aptos para o exercício do voto.
Por outro lado, o estado possui 263.225 pessoas com o título eleitoral cancelado por ausência a três pleitos eleitorais seguidos ou por não terem comparecido a revisão biométrica.
Em algumas cidades, no entanto, mesmo com o título cancelado o eleitor poderá votar. Eleitores de 53 cidades do estado que tiveram o título cancelado terão a inscrição regularizada temporariamente e poderão votar no pleito deste ano.
Após a eleição, esses títulos voltarão a constar como cancelados.
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
Fonte: Ubiratã24horas